Fonte: OpenWeather

    Energia


    Conta de Luz terá bandeira amarela em abril; veja dicas para economia

    O acionamento da bandeira amarela deve-se a baixa produção hidrelétrica e o preço da energia no mercado de curto prazo (PLD)

     

    Abril é um mês de transição entre o período úmido e o seco nessas regiões
    Abril é um mês de transição entre o período úmido e o seco nessas regiões | Foto: Reprodução

    Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), criadora do sistema de bandeiras tarifárias e que sinaliza o custo real da energia gerada, o mês de abril terá "Bandeira amarela". 

    Bandeira tarifária amarela é mantida para o mês de abril, com custo de R$ 1,343 para cada 100 kWh consumidos. A Aneel reforça que é importante fazer o uso consciente de energia e combater o desperdício. 

    Abril é um mês de transição entre o período úmido e o seco nessas regiões, o que indica que as precipitações não devem alterar a tendência de queda das afluências. Os principais reservatórios de hidrelétricas do SIN estão com estoques relativamente reduzidos para esta época do ano, em função do volume de chuvas abaixo do padrão histórico registrado ao longo de toda a estação úmida.

    O acionamento da bandeira amarela deve-se a baixa produção hidrelétrica e o preço da energia no mercado de curto prazo (PLD).

    Com a manutenção do acionamento da bandeira amarela é importante reforçar ações relacionadas ao uso consciente e ao combate ao desperdício de energia.

    Veja dicas de como economizar:

     

    | Foto: Divulgação Aneel

    *Com informações da Aneel

    Leia mais:

    Especialista dá dicas para quem vai declarar Imposto de Renda

    Dólar tem primeira queda após quatro altas seguidas