Fonte: OpenWeather

    Alerta


    INSS: recebeu telefonema para atualizar dados? Saiba que é golpe

    Instituição alerta sobre tentativas de golpe envolvendo revisões de benefícios

     

    Golpistas costumam abordar beneficiários para tentar obter dados pessoais
    Golpistas costumam abordar beneficiários para tentar obter dados pessoais | Foto: Divulgação

    Brasília - Caso receba um telefonema, mensagem de celular, carta ou e-mail solicitando atualização de dados pessoais, saiba que é golpe. Criminosos estão se aproveitando das revisões que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza em alguns benefícios para tentar obter informações.

    Para evitar cair nesse tipo de fraude, é importante ficar atento às seguintes dicas:

      - mantenha sempre atualizados os seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço. Isso deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135;  

    - caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda a solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato;

      - o INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos;  

    - o número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links nem pede documentos pelo SMS.

    - sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135.

      - a pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento: aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência Social (com agendamento);  

    - é bom saber que quando alguém liga para o telefone 135 ou é atendido pelo chat humanizado da Helô, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou ou acessou o chat;

     O que fazer em caso de tentativa de golpe

     Denuncie tentativas de golpes à Ouvidoria pela internet, ou pelo telefone 135. Caso tenha sofrido um golpe, registre um Boletim de Ocorrência e comunique aos órgãos envolvidos (por exemplo, o próprio INSS e o banco em que recebe o benefício, se for o caso).

    *Com informações do Governo Federal 


    Leia mais:

    Prova de vida para servidores inativos volta a ser exigida

    INSS paga 2ª parcela do 13º salário dos aposentados; confira datas

    Medida que facilita acesso a crédito é sancionada