Fonte: OpenWeather

    Economia


    Sistema online dará mais eficiência e agilidade às exportações do PIM

    O pré-agendamento permitirá controle total do embarque e desembarque em Manaus – foto: Alexandre Fonseca
     
     
     
    Até o fim do mês de julho, as empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) terão à disposição um sistema de pré-agendamento de suas exportações por meio fluvial.
    A inovação, que será implantada pela primeira vez em um porto da Região Norte, já está em fase de testes no Terminal Portuário do Grupo Chibatão e vai reduzir custos e aumentar a eficiência para todas as partes envolvidas na operação.
    Na prática, por meio de um programa no site www.portochibatao.com.br, os clientes irão informar à administração portuária com antecedência e online, todos os contêineres a serem embarcados nos navios de longo curso ou cabotagem, com os horários de entrada e saída antes mesmo que a carga chegue aos pátios de armazenamento.
    A agilidade, ampliação da eficiência e a economia de recursos humanos e materiais para os exportadores, para os armadores (responsáveis pelo transporte fluvial/marítimo das mercadorias) e para o próprio Terminal Chibatão são algumas das vantagens do sistema segundo o gestor portuário, Jhony Fidelis.
    “Para as empresas, haverá redução dos custos de armazenagem e transporte. Para o armador, a vantagem é a diminuição no tempo de estada do navio no píer. E para o Porto Chibatão, o pré-agendamento permitirá controle total da operação, aperfeiçoando o atendimento aos nossos clientes e melhor remanejamento dos recursos de acordo com a movimentação e necessidades”, explicou.
    A expectativa de Fidelis é que nos primeiros meses de funcionamento efetivo, cerca de 480 contêineres, em média, sejam cadastrados diariamente pelo sistema.
    “Até o fim deste ano, a meta é alcançar o agendamento de todos os contêineres e cargas no programa”, acrescentou o gestor ao destacar que o novo sistema, aliado à divisão de pátios – já implantado em 2012 e no qual há equipes e maquinário atuando em espaços exclusivos no atendimento de cada armador – irá ampliar a competitividade dos produtos do Polo Industrial de Manaus em médio e longo prazo.