Fonte: OpenWeather

    Economia


    MPT registra irregularidades em obra da Arena

    Durante fiscalização do MPT, foram encontrados operários sem equipamentos de segurança – foto: divulgação

    Por conta de irregularidades registradas, nesta sexta-feira (18), durante fiscalização nas obras da Arena da Amazônia, a construtora Andrade Gutierrez será notificada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT 11ª Região).

    A notificação ocorrerá por conta do não cumprimento de normas de seguranças que deveriam atender aos trabalhadores envolvidos na construção do estádio.

    De acordo com o MPT, foram identificados, durante a fiscalização, operários sem os devidos equipamentos de proteção coletiva, em locais com risco de queda ou de projeção de materiais, aberturas no piso sem isolamento ou sinalização, propiciando queda de trabalhadores e pessoas em circulação nas áreas de movimentação de carga sem que a mesma estivesse isolada ou identificada.

    As infrações foram constatadas pelos procuradores do Trabalho, Afonso de Paula Pinheiro e Ilan Fonseca.

    De acordo com o procurador Afonso de Paula Pinheiro, apesar dos esforços empregados pelo MPT para a melhoria das condições de trabalho no setor da construção civil, as empresas ainda insistem em infringir as normas legais.

    Já o procurador Ilan Fonseca se mostrou preocupado com o que viu no canteiro do estádio.

    A fiscalização surpresa do Ministério Público do Trabalho no Amazonas (MPT 11.ª Região) teve como objetivo principal verificar o cumprimento, por parte da empresa Andrade Gutierrez, do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado perante o órgão ministerial em janeiro de 2012.

    A empresa será notificada a apresentar justificativa para cada situação irregular verificada, sob pena de execução das multas trabalhistas previstas no TAC e/ou ajuizamento de Ações Civis Públicas (ACP) e demais medidas judiciais necessárias a salvaguardar a segurança dos trabalhadores, que ainda serão definidas pelos procuradores. O EM TEMPO entrou em contato com a Andrade Gutierrez, que só irá se pronunciar após ser notificada.