Fonte: OpenWeather

    Intimidade


    Sexo durante a menstruação: tire dúvidas e deixe tudo ainda melhor

    Manter relações sexuais durante a menstruação é saudável e pode ser ainda mais prazeroso

     

    Devido ao esforço feito no sexo é comum que a mulher tenha cólica logo após mas isso não faz com que haja interferência no fluxo menstrual.
    Devido ao esforço feito no sexo é comum que a mulher tenha cólica logo após mas isso não faz com que haja interferência no fluxo menstrual. | Foto: Internet

    Manaus (AM) - Desde a puberdade somos ensinadas a esconder qualquer vestígio de que estamos menstruadas e por isso nos privamos de conversar sobre o assunto e desenvolvemos desgosto por essa fase.

    Sabemos que a famosa Tensão Pré-menstrual (TPM) acompanha muitos desconfortos e sua relação com ela pode ser de fato desagradável, mas também é possível alcançar um enorme prazer nesse período.A prova disso é experimentar ter relações sexuais durante o ciclo menstrual, afinal, é uma ótima opção para se conhecer e desenvolver uma vida sexual mais leve e prazerosa.

    Dúvidas

    Vamos esclarecer algumas dúvidas e quebrar tabus sobre esse assunto. Para muitas mulheres fazer sexo menstruada é assim: ama ou odeia.

    Uma das dúvidas mais frequentes para quem tem afinidade com essa pratica é a chance de engravidar nesse período. A ginecologista, Ivone Przepiorka esclarece o assunto.

    “Não é possível engravidar neste período. Inclusive, o período menstrual é o mais seguro para a mulher que não deseja engravidar, pois, ela está expulsando o endométrio, então o útero não tem capacidade de ser fecundado mas é sempre importante fazer uso da camisinha para evitar doenças."

     A doutora ressaltou ainda que fazer sexo durante a menstruação faz muito bem a saúde, mas que dependendo da situação o organismo pode estranhar o ato.

    “Devido ao esforço feito no sexo é comum que a mulher tenha cólica logo após a relação, mas isso não faz com que o fluxo fique mais intenso ou mais longo. O desconforto abdominal é normal e não apresenta nenhum perigo à saúde. Ele acontece devido a contração do útero durante o orgasmo”, explica.

    Outra preocupação das mulheres é o aumento do risco na transmissão de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's). 

    “É possível contrair doenças em qualquer período da vida sexual mas se você faz sexo sem camisinha durante a menstruação esse risco é maior devido o contato com o sangue, por isso, a importância do preservativo”, afirma Ivone. 

    Conforto

    Agora que você está informada sobre os riscos e as dúvidas foram esclarecidas é hora de saber como deixar esse momento mais confortável. Lembrando que é importante conversar com o seu parceiro para deixar o momento ainda melhor, afinal diálogo é tudo.

    A sexóloga Neyla Siqueira explicou que no período menstrual a libido da mulher aumenta. Se aproveitar o momento pode-se ir ao êxtase.

    “O ciclo menstrual aumenta a libido devido os hormônios, então é normal que algumas mulheres sintam mais desejo nesse período e não existe problema nenhum se os dois estiverem saudáveis e confortáveis com a situação".  

    Dicas

    Mas a profissional deixa um alerta: no sexo oral é importante usar camisinha. “Menstruada ou não, o uso da camisinha durante o sexo oral é importante para evitar doenças e torná-lo mais agradável para ambos. Nesse caso pode ser usada camisinha feminina ou até mesmo o famoso papel filme que proteja a área da vulva”, enfatiza.  

    Menstruada ou não, o uso da camisinha durante o sexo é importante para evitar doenças.
    Menstruada ou não, o uso da camisinha durante o sexo é importante para evitar doenças. | Foto: Internet

     A especialista deixou ainda três dicas de como fazer menos bagunça na hora de se relacionar durante a menstruação. Afinal tudo fica melhor quando você está confortável.

    1 - Cubra o local com uma toalha. Assim vocês não ficaram preocupados em sujar ou manchar nada;

    2 - Optem pelo chuveiro. Água é sempre uma ótima opção, pois, deixa o clima relaxante e depois vocês ainda podem tomar banho juntinhos e

    3 - Existem coletores menstruais que funcionam muito bem nesses casos e não impedem o momento do casal.

    Outras dicas sobre esse assunto podem ser conferidas no instagram da Neyla, o @amorsexoeafins.

    Agora que você está informada é só conversar com seu parceiro e aproveitar a oportunidade para conhecer melhor o seu corpo. E lembre-se que a segurança na hora do sexo é fundamental, então previna-se.