Saúde
Período fértil: saiba o que é e como calcular
É possível descobrir por meio dos dias da menstruação e sintomas como, espinhas, aumento da temperatura, aumento da libido e apetite
Tanto para as mulheres que desejam engravidar como para aquelas que querem prevenir uma gravidez não planejada, por exemplo, saber o seu período fértil é fundamental para que elas consigam planejar os próximos passos de sua vida. O período fértil nada mais é que o tempo do ciclo menstrual em que mulheres têm chances de engravidar. Isso ocorre porque a mulher libera apenas um ou dois óvulos por mês, diferente do homem que produz diversos espermatozoides.
Geralmente esse momento é o intervalo de 6 dias que acaba no dia da ovulação. Existem vários sintomas de ovulação, e a maioria dos métodos de detecção da ovulação se baseiam neles para identificar os dias férteis. Muitas mulheres não apresentam sintomas de ovulação, alguns dos sinais ocorrem apenas após a ovulação, acontecendo de 24 a 36 horas antes.
A ovulação é o nome dado ao processo que ocorre normalmente em cada ciclo menstrual, quando as alterações hormonais ativam os ovários para liberar um óvulo, entre 12 a 16 dias antes do início da próxima menstruação. Os sinais geralmente são: secreção vaginal transparente, espinhas, aumento da temperatura, aumento da libido e apetite, dor no baixo do ventre, irritação e instabilidade emocional.
Como
calcular o período fértil
Para
calcular o período basta inserir a quantidade de dias que o seu ciclo possui, o
dia que deu início pela última vez. Normalmente o ciclo pode durar 21 a 40
dias, mulheres com ciclos curtos de 21 dias tem um período de fase estimulante
dos folículos menos que mulheres com ciclos longos com cerca de 35 a 40 dias.
Quem possui o ciclo irregular, calcular o período fértil não é seguro, em razão
do ciclo não ser apresentado em um único período.
Segundo o ginecologista e obstetra Thiago Gester, o corpo feminino pode apresentar diversos sinais do período fértil
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Dr. Thiago Gester (@dr.thiagogester) em
Leia Mais:
Nutricionista dá dicas de chás para aliviar cólicas menstruais