Fonte: OpenWeather

    Saúde feminina


    Banho de assento: como fazer e para que serve

    Descubra os benefícios das receitas caseiras para tratar problemas vaginais

     

     Os banhos de assento são métodos ancestrais e que podem resolver alguns problemas da nossa saúde íntima
    Os banhos de assento são métodos ancestrais e que podem resolver alguns problemas da nossa saúde íntima | Foto: Reprodução

    Uma coceirinha ou um mal cheiro repentino nas partes íntimas pode ser resolvido com algo que muitas mulheres acreditam ser um mito. Os banhos de assento são métodos ancestrais e que podem resolver alguns problemas da nossa saúde íntima. 

    Funcionando como paliativo para atacar os sintomas de algumas doenças, o banho de assento não cura, mas ameniza os desconfortos de algumas patologias.

    Segundo o ginecologista Thiago Gester, os benefícios do banho de assento inclui o equilíbrio do pH na região íntima, evitando a proliferação de bactérias  e fungos.

    "É um método que consiste em uma lavagem externa da região íntima com água morna em uma bacia junto a algum componente ou substância. Então, é comum a prática desse método em quase 85% das pacientes com alguma queixa ginecológica, principalmente quando se trata da famosa coceira devido à candidíase vaginal.

    Como preparar um banho de assento

     

    É recomendado que sempre se utilize água limpa, de preferência, fervida
    É recomendado que sempre se utilize água limpa, de preferência, fervida | Foto: Reprodução

    - É recomendado que sempre se utilize água limpa, de preferência, fervida.

    - Ferva de 3 a 4 litros de água;Deixe esfriar e, quando estiver morna ou natural, coloque o conteúdo em uma bacia, na altura suficiente para cobrir a parte íntima por alguns minutos;

    - Permaneça de 2 a 3 minutos no banho de assento;Enxugue normalmente a região com uma toalha macia.

    - Em alguns casos, pode ser indicado fazer o banho com outros ingredientes além da água, porém, é importante sempre respeitar as orientações passadas pelo médico.

    Tipos de banho de assento

    Dependendo do diagnóstico, o banho de assento poderá ser feito, por exemplo, com bicarbonato de sódio, camomila. Algumas indicações possíveis são:

    Banho de assento com bicarbonato de sódio

    Banho de assento com bicarbonato de sódio que, por ter o pH alcalino, reduz a acidez da vagina e a deixa imprópria para a proliferação dos fungos.

    Banho de assento para candidíase

    Pode-se utilizar o banho com chá de camomila para alívio da coceira ou mesmo com benzidamina que, por ser anti-inflamatório, diminui o inchaço local (que pode incomodar muito).

    Banho de assento com camomila

    “A camomila é conhecida por suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias, o que ajuda a aliviar a coceira e a irritação causadas pela candidíase.

    Banho de assento com vinagre de maçã

    O vinagre de maçã tem ação antisséptica in vitro e poderia ser utilizado em alguns casos de corrimento causados por micro-organismos que se proliferam em meio alcalino.

    Leia Mais

    Candidíase de repetição: o que é e como se prevenir

    Dormir sem calcinha faz bem? Tire as dúvidas e entenda os benefícios