Fonte: OpenWeather

    Copa do Brasil


    Duelos de times do AM na Copa do Brasil têm datas e horários definidos

    O Fast Clube joga contra o Goiás e o Manaus FC encara o Coritiba - ambos os times rivais dos amazonenses estão na Série A do Campeonato Brasileiro

    A premiação para o vencedor ainda não foi divulgada este ano
    A premiação para o vencedor ainda não foi divulgada este ano | Foto: Divulgação/ Manaus FC

    Manaus - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, em dezembro de 2019, os adversários dos times amazonenses na Copa do Brasil de 2020. Na primeira fase, o Manaus FC encara o Coritiba e o Fast Clube enfrenta o Goiás - ambos os times rivais das equipes amazonenses estão na Série A do Campeonato Brasileiro, principal divisão do futebol nacional. O diretor de competições da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ivan Guimarães, confirmou ao Em Tempo que o Rolo Compressor entra em campo no dia 5 de fevereiro e o Gavião do Norte no dia 12 do mesmo mês.

    De acordo com Guimarães, as partidas serão nessas data por conta dos calendários dos clubes. Como o Goiás joga pela Copa Sul-Americana no dia 11/02, contra o Sol de América, da Argentina, o duelo com o Fast Clube ficou definido para o dia 5 de fevereiro. Já o Manaus FC enfrenta o Coritiba no dia 12, sem necessidade de alterações.

    "Os dois jogos acontecem na Arena da Amazônia Vivaldo Lima, às 21h30, pelo horário de Manaus, porque a CBF quer transmitir as partidas. Não tem expectativa para mudança nem de horários, nem dos locais dos jogos. Estamos só aguardando a confirmação oficial da entidade", afirmou Ivan Guimarães.

     

    Fast volta à Copa do Brasil em 2020, em ano de mudanças no clube
    Fast volta à Copa do Brasil em 2020, em ano de mudanças no clube | Foto: Divulgação/ Fast Clube

    O Manaus está na chave três junto com Sport (PE), Coritiba (PR), Gama (DF), Brasil de Pelotas (RS), Remo (PA) e Brusque (SC). Já o Fast está na chave nove, juntamente com Vasco da Gama (RJ), Goiás (GO), Altos (PI), Aquidauanense (MS), ABC (RN), Santo André (SP) e Criciúma (SC).

    Retrospecto negativo

    Desde 2014, nenhum time do Estado conseguiu o feito de sobreviver à primeira fase da competição. Em 2018, Manaus e Nacional foram eliminados após empatar com CSA (AL) e Ponte Preta (SP). Ano passado, o Gavião do Norte perdeu para o Vila Nova (GO) e o Fast Clube para o Oeste (SP).

    Caso o Gavião do Norte e Rolo Compressor se classifiquem para a próxima fase, enfrentarão, respectivamente, os vencedores dos confrontos: Gama (DF) x Brasil de Pelotas (RS) e Santo André (SP) x Criciúma (SC). Em dez anos, apenas três times do Amazonas passaram da primeira fase da competição.

    O Penarol (AM) eliminou o Santa Cruz em 2012, enquanto o Nacional avançou de fase em 2013 e 2014. O Princesa do Solimões também chegou na segunda fase em 2014, sendo eliminado pelo Santos (SP).

    Arena da Amazônia receberá as duas partidas da Copa do Brasil
    Arena da Amazônia receberá as duas partidas da Copa do Brasil | Foto: Divulgação/ Fast Clube

    Premiações e times nas oitavas 

    Em 2019, a competição ganhou um atrativo a mais por conta da premiação. O campeão Athlético desembolsou cerca de R$ 64 milhões. Manaus FC e Nacional receberam R$500 mil cada pela participação na primeira fase e, embora a CBF não tenha divulgado os valores para 2020, a expectativa é de aumento.

    Onze times entrarão na competição já nas oitavas de final, são eles: Flamengo, Santos, Palmeiras, Grêmio, São Paulo, Corinthians e Inter, por terem se classificado para a Copa Libertadores deste ano. Também entram na lista o Cuiabá, por ser campeão da Copa Verde, e o Fortaleza, campeão da Copa do Nordeste. Além deles, o Bragantino, campeão da Série B, e o Athlético (PR), atual campeão da Copa do Brasil, fecham a lista.