Fonte: OpenWeather

    Prata da Casa


    Amazonense Akon Pyetro está em fase de testes no Atlético Mineiro

    O jovem atleta de 11 anos é uma das promessas do EC Tarumã. Após uma seletiva em Manaus, ele está no Atlético Mineiro até segunda ordem

    Akon Pyetro está na Cidade do Galo por uma semana para definir se fará parte do Atlético Mineiro
    Akon Pyetro está na Cidade do Galo por uma semana para definir se fará parte do Atlético Mineiro | Foto: Willian D'Ângelo/ EC Tarumã

     

    Manaus - O jovem atleta promessa amazonense Akon Pyetro Santos Sousa, de 11 anos, está em fase de testes em Belo Horizonte, com a expectativa de ser contratado pelo Atlético Mineiro. Das categorias de base do Esporte Clube Tarumã, de Manaus, ele passou por uma seleção da K & J Soccer Agents, que gerencia e descobre jovens talentos. Agora, Akon passará uma semana na Cidade do Galo, até que saia uma decisão.

    Akon vem de um 2019 movimentado e importante para o início da carreira. No EC Tarumã desde os 8 anos de idade, o primeiro título conquistado com o Lobo do Norte foi o Campeonato Amazonense Série Prata, de 2018, ainda pela categoria Sub-11. No último ano, jogou com crianças mais velhas, de até 13 anos, o que demonstra o alto nível que ele vem desenvolvendo.

    “Ele tem técnica muito apurada, diferenciada para a idade dele. Tanto é que estava jogando em uma categoria acima. Tem uma personalidade muito forte, sabe bem o que quer, ajuda muito dentro de campo, tem muito futuro no futebol e se for aprovado com certeza teremos um grande jogador”, afirma Aldemir Maquiné, presidente do EC Tarumã.

     

    Time Sub-11 do EC Tarumã, com akon Pyetro à direita da foto
    Time Sub-11 do EC Tarumã, com akon Pyetro à direita da foto | Foto: Willian D'Ângelo/ EC Tarumã

    O mandatário do Lobo do Norte conta que o clube vem realizando trabalhos específicos para a formação de atletas há dois anos. Segundo ele, todo o processo até o ingresso em um novo time pede cautela para não “queimar”, nem frustrar os futuros jogadores e as famílias deles.

    “Estamos tentando fazer um trabalho de preparação para não queimar nem frustrar as crianças. Quando vemos que estão prontos, incentivamos a participar de seletivas específicas, que vão agregar. Nossa intenção é fazer um trabalho de manutenção para as competições que disputamos. Mas, quando temos alguém muito diferenciado, fica difícil de manter”, revela o mandatário.

    Akon (mais ao centro), antes de partida do Campeonato Amazonense Série Prata
    Akon (mais ao centro), antes de partida do Campeonato Amazonense Série Prata | Foto: Divulgação

    Segundo o co-presidente da K & J Soccer Agents, Evanilton Ferreira da Silva Júnior, o “Júnior Bahia”, após perceber o destaque de Aikon na seletiva realizada em Manaus, no fim de 2019, os organizadores decidiram que deviam levá-lo ao Atlético Mineiro.

    “O Aikon é muito novo, mas tem muito potencial. Tem 11 anos, jogou com os meninos de 13 anos e se destacou. Ele joga como meia ofensivo, com muita agressividade, muita velocidade e técnica. Quando a gente viu, decidimos que temos que mandar para time grande e foi o que a gente fez”, conta Júnior Bahia.

    Ex-jogador profissional, com passagens por times como Vitória, Bahia e São Paulo, Júnior Bahia está com a K & J Soccer Agents há três anos. A empresa tem parcerias com times como Volta Redonda (RJ), Leganés (Espanha), Alvero (Portugal), Libertad (Paraguai), Linkoping (Suécia), Titanes (México), CD Domingues (USA), Ho Chi My (Vietnã), Becamex Binh Duong (VIetnã) e Olímpico (GO).