Fonte: OpenWeather

    Tec


    Botafogo tem 'sim' de Autuori e espera anunciar técnico nesta quarta

    Treinador campeão brasileiro voltará ao clube depois de 19 anos

    | Foto: Lucas Merçon / Lucas Merçon/Fluminense

    O Botafogo espera anunciar Paulo Autuori como novo treinador do time nesta quarta-feira (12). O técnico já deu resposta positiva ao convite. Uma reunião servirá para selar o acordo para a formalização da substituição de Alberto Valentim.

    Autuori treinou o Botafogo no título brasileiro de 1995 e em 2001 teve a última passagem pelo clube. Como ele, virá o auxiliar técnico Renê Weber. Por ora, o restante da comissão técnica segue o mesmo. Não foi preciso acionar o plano B: efetivar o interino Bruno Lazaroni.

    Aos 63 anos, o futuro contratado deixará de lado a promessa de não treinar mais times brasileiros. O último fora o Athletico-PR, em 2017. Desde então, Autuori se alternou na coordenação técnica no território nacional e a função de treinador no exterior (Atlético Nacional, da Colômbia, e Ludogorets, da Bulgária).

    Além do histórico com o clube, pesou na decisão a relação com Carlos Augusto Montenegro, um dos membros integrantes do comitê gestor do futebol, que presidia o Botafogo em 1995. Mas como ele está de férias na Ásia, a tratativa foi conduzida por outros "cardeais" do clube, como Manoel Renha e o presidente Nelson Mufarrej.

    O clube tem problemas financeiros e Autuori está bem ciente deles. Tanto que uma cláusula colocada à mesa é estabelecer um vínculo empregatício sem multa rescisória, deixando ambas as partes sem uma conta a pagar caso se decida interromper a relação.

    Na diretoria, há uma visão de que a negociação até foi relativamente simples. Alberto Valentim foi demitido no domingo, os contatos com Autuori começaram na segunda e a resposta positiva veio no dia seguinte. A burocracia contratual é o que ainda segura o anúncio oficial.