Fonte: OpenWeather

    Tóquio 2020


    Vinicius Figueira tem vaga confirmada nos Jogos Olímpicos

    Cancelamento de eventos internacionais fez com que brasileiro ficasse com uma das vagas via ranking na categoria até 67kg

    Vinicius Figueira
    Vinicius Figueira | Foto: Wander Roberto/COB

    Enquanto a população brasileira vive semanas de apreensão com o avanço do coronavírus pelo país, Vinicius Figueira recebeu uma grande notícia da Federação Internacional de Karatê (WKF): ele está classificado para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

    Devido ao cancelamento de eventos esportivos pelo mundo, a entidade máxima do karatê não terá mais competições até a data estipulada para o fechamento do ranking olímpico: 6 de abril de 2020. Com isso, o carateca brasileiro ficou com uma das quatro vagas na categoria até 67kg.

    Apesar da expectativa pela confirmação da vaga nos últimos dias, Vinicius aguardava ainda uma mensagem oficial da WKF, o que aconteceu na última quarta-feira, 18 de março. Ele e o venezuelano Antonio Díaz (categoria kata) são os únicos atletas sul-americanos classificados entre os 40 nomes garantidos em Tóquio 2020 até o momento.

    Entenda por que Vinicius conquistou a vaga agora

    As oito categorias que integram o programa dos Jogos Olímpicos serão compostas por dez atletas cada: um do país-sede (Japão); os quatro mais bem colocados do ranking; três de pré-olímpicos continentais; e dois que podem vir destes pré-olímpicos ou receberem convites.

    No caso de Vinicius Figueira, que integra a categoria kumite até 67kg, a briga era ainda mais acirrada. Tendo em vista que a categoria até 60kg não será disputada em Tóquio 2020, a Federação Internacional de Karatê (WKF) definiu que essas quatro vagas via ranking seriam divididas da seguinte forma: os dois melhores entre os até 60kg e os dois melhores entre os até 67kg. Foi nesta última que o brasileiro conseguiu a vaga, atrás do francês Steven Dacosta, mas superando o egípcio Ali Elsawy por 360 pontos.

    A última competição prevista para o ciclo olímpico seria a Premier League de Rabat (Marrocos), em março, que acabou cancelada. Depois, com o objetivo de não prejudicar os atletas que ainda buscavam a classificação via ranking, a WKF passou a considerar a Premier League de Madri (Espanha), em abril, para o sistema qualificatório. Porém, com a propagação do coronavírus no país, a competição também não será realizada. Assim, a etapa de Salzburg (Áustria) foi a última contar pontos para o ranking.

    *Com informações do Comitê Olímpico Brasileiro