Fonte: OpenWeather

    Vôlei de Praia


    Prazo de classificação olímpica do vôlei de praia sofre mudanças

    FIVB tomou decisão considerando novo cronograma do Circuito Mundial

    Brasil já tem quatro duplas confirmadas no Japão
    Brasil já tem quatro duplas confirmadas no Japão | Foto: Divulgação/ CBV

    Com o impacto da pandemia do novo coronavírus (covid-19) no calendário das competições esportivas, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou na quarta-feira (13) a mudança de prazos no sistema de qualificação do vôlei de praia para os Jogos de Tóquio. A medida foi tomada baseada na previsão do novo cronograma do circuito mundial da modalidade.

    O ranking olímpico será definido de forma definitiva até 13 de junho de 2021. Porém, os critérios de avaliação permanecem os mesmos. As equipes terão que disputar no mínimo 12 competições, e os 12 melhores resultados serão considerados.

    “Acreditamos que essas mudanças no sistema de qualificação do vôlei de praia para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 representam uma abordagem equilibrada, justa e universal que garantirá que os atletas com melhor desempenho tenham a oportunidade de se qualificar para os Jogos", afirma o presidente da FIVB

    Já as finais da Continental Cup serão entre 21 e 27 de junho, quando será definido o ranqueamento formado por este caminho de classificação. Inicialmente, o calendário previa a confirmação destas vagas no próximo mês, mas, com a mudança de data dos Jogos Olímpicos e a crise na saúde, foi necessário o adiamento.

    "Com este anúncio, damos aos jogadores de vôlei de praia a certeza do roteiro para a preparação para Tóquio 2020, e assim eles continuam se concentrando em manter sua saúde e bem-estar neste momento”, declarou em nota o presidente da FIVB, o brasileiro Ary Graça.

    Desde o ano passado, o Brasil já tem quatro duplas confirmadas no Japão. No masculino, a dupla Alison e Álvaro Filho e a equipe Bruno Schmidt e Evandro vão lutar pelo ouro olímpico. No feminino, o Brasil contará com o time Ana Patrícia e Rebecca e a dupla Ágatha e Duda.