Lançamento


Documentário contará história do movimento paralímpico

Documentário "Pódio para Todos" estreia nesta quarta-feira (26) na plataforma de streaming Netflix

"Pódio para Todos" estreia nesta quarta-feira (26) na Netflix
"Pódio para Todos" estreia nesta quarta-feira (26) na Netflix | Foto: Divulgação

Mundo - O documentário "Pódio para Todos" estreia nesta quarta-feira (26) em 190 países pelas plataforma de streaming da Netflix. Dirigido por Ian Bonhôte e Peter Ettdegui, o filme conta a história do movimento paralímpico.

Inicialmente, a ideia era de que o lançamento coincidisse com a abertura da Paralimpíada de Tóquio, prevista para esta terça-feira (25) e que foi adiada por causa da pandemia do novo coronavírus. Agora, o lançamento do documentário será um símbolo da contagem regressiva para os Jogos de Tóquio de 2021. 

Originalmente, o filme se chama "Rising Phoenix", ou Fênix Ascendente, em tradução literal. O título é explicado logo no início de trailer, quando a italiana Beatrice "Bebe" Vio - ouro na esgrima em cadeira de rodas na Rio 2016 - diz: "O meu nome era fênix porque ela pode viver, morrer, queimar e viver de novo".

Outros nove atletas paralímpicos também estão no filme, que reúne imagens das primeiras edições da competição e um depoimento do neurologista Ludwig Guttman, que explica como idealizou o movimento paradesportivo. 

Leia mais: 

Lusos Amazônicos: documentário conta a história dos portugueses no AM

Curta amazonense é selecionado para Festival de Gramado

Confira os filmes que estreiam esta semana no Cine Casarão