Natação
Gabriel Castro, o 'Gabi Ouro' é promessa da natação amazonense
Com apenas dez anos, o jovem atleta já possui grandes conquistas em competições fora do estado e já soma mais de cem medalhas apenas em 2019

Manaus - A bagagem é de 101 medalhas em competições, um Bi Campeonato Amazonense e pódios em diversos locais do Brasil, mas engana-se quem acha que essas conquistas são de um atleta adulto. Gabriel Castro ou "Gabi Ouro", de apenas 10 anos é a jovem promessa com potencial para representar o Amazonas em grandes competições e ser um dos grande nadadores brasileiros.
As primeiras braçadas
Gabriel começou a nadar ainda aos dois anos de idade, por indicação médica. Os pais, Miguel e Elanne optaram pela natação. Desde que começou, viram que o pequeno tinha afinidade com a água e com mais idade começou a participar de diversos torneios.
O atleta mirim é acompanhado por uma equipe multidisciplinar, que trabalha no preparo físico e prevenção de lesões. Seu treinador é Leandro Freire, 38 anos, do Instituto Pedro Nicolas, equipe pela qual Gabriel compete.

"O Gabriel começou a treinar em nosso instituto há dois anos e o desenvolvimento técnico e físico é algo que realmente chamou atenção" relatou Leandro Freire
A semana é intensa para o nadador, dividindo seu tempo entre a escola e os treinos. Por conta de sua rotina, é essencial que tenha um acompanhamento com fisioterapeuta.
Marcelo Caresta é o responsável por cuidar da recuperação corporal, avaliando a condição muscular, todos os sábados, identificando se algum músculo está desgastado e, caso necessário, é aplicada uma sessão de ventosas, para recuperação.
Conquistas
Gabriel é bicampeão do campeonato amazonense de velocidade, para graduados. Vencendo os quatro estilos de nado que participou.
As provas são tiros de 50 metros, as vitórias o tornaram o melhor atleta mirim do amazonas por dois anos seguidos, recebendo o mérito aquático da Federação Amazonense de Desportos Aquáticos.
“Eu e a mãe damos apoio total a ele, ela cuida bem da alimentação e o incentiva, eu sempre levo para os treinos. Todas as competições estamos juntos, acompanhando e torcendo. Ficamos muito orgulhosos quando ele recebe elogios de outros clubes de natação e as pessoas pedem para tirar foto. “ contou Miguel Castro, pai do nadador.

O atleta já representou o Amazonas em competições no nordeste do país, conquistando o primeiro lugar, na Bahia, na Copa Norte-Nordeste de Clubes de Natação, faturando o "Melhor Índice Técnico", na categoria "Mirim Sênior" e o "Nadador Mais Eficiente".
O nadador participou da Copa Norte-Nordeste Troféu Caco Caminha, realizado em Natal-RN. O torneio lhe deu notoriedade no nordeste do país, vencendo as provas de 50, 100 e 200m livres. Vencendo também os 50m nado peito, sua especialidade.
A vitórias atraíram elogios e a atenção de tradicionais clubes de natação do Nordeste. Com os feitos, o atleta mirim recebeu dos colegas de competição, o apelido de 'Gabi Ouro', fazendo referência a um dos grandes jogadores do futebol brasileiro da atualidade, Gabriel Barbosa, o 'Gabi Gol'.
“A competição que eu mais gostei foi na Bahia, onde ganhei troféus e medalhas. Dentro da água eu fico muito feliz, praticando esse esporte que eu tanto amo. “ disse Gabriel
O atleta recebeu o convite para o Campeonato Norte-Nordeste 2020, realizado em dezembro, em Maceió. O nadador aguarda a confirmação das datas para defender o amazonas na competição.
Novos desafios
Hoje, o atleta compete pela categoria "Mirim 2". Ele e o treinador visam a categoria Petiz 1, para atletas pré-adolescentes. Os treinos têm duração de uma hora, onde Gabriel treina dois quilômetros por sessão, fazendo um reforço muscular ao final dos treinos.

“É necessário muito cuidado e equilíbrio para não queimar
nenhuma fase da preparação, agora que ele está crescendo. Ele tem um bom
desenvolvimento aeróbico e anaeróbico, conseguindo ser rápido e resistente. Ele
tem muito potencial, mas é preciso respeitar sua base fisiológica” comentou o
treinador.
Ele já está se preparando para próximo ano, quando irá encarar uma prova medley, alternando os estilos de nado, na categoria Petiz.
Apoio para competir
Gabriel conta com o apoio da Nutrigo, empresa de suplementação. Impressionados com os resultados positivos que o atleta publica em suas redes sociais, a empresa resolveu fornecer alguns produtos para o nadador.
“Nós ficamos muito felizes com o apoio da Nutrigo. Sabemos que é muito difícil conseguir um patrocínio” disse o pai, Miguel Castro.
De olho no futuro
Gabriel conta que é muito focado e não gosta de faltar os treinos, pesquisando a fundo sobre natação e aperfeiçoando suas técnicas em seu tempo livre.

“Sou muito focado e dou o máximo de mim mesmo, quero chegar
a seleção brasileira, competir em torneios importantes e, quem sabe um dia, ser
melhor que os meus ídolos Adam Peaty e Caeleb Dressel” ressaltou Gabriel.
As conquistas do nadador são resultados da dedicação e paixão pelo nado, mas também são um reflexo do apoio dos pais, que fizeram da paixão do filho, sua paixão.
Leia mais:
Anderson Silva se despede do UFC enfrentando Uriah Hall
Fora de casa, Palmeiras vence Bragantino por 3 a 1 na Copa do Brasil
Vasco vence o Caracas e garante vantagem na Copa Sul-Americana