Fonte: OpenWeather

    Times do AM


    Conheça o Nacional, o time tradicional do AM com 43 títulos estaduais

    Saiba sobre a história do 'Leão da Vila Municipal', um dos clubes que disputa o Campeonato Amazonense

     

    Com as cores branco e azul e os mascotes águia e o leão, o time é chamado de "Leão da Vila Municipal”
    Com as cores branco e azul e os mascotes águia e o leão, o time é chamado de "Leão da Vila Municipal” | Foto: Divulgação

    Manaus - Desde 1913, o Nacional Futebol Clube é um dos times que disputarão o Campeonato Amazonense 2020. Conheça mais sobre o time que possui 43 conquistas, incluindo um hexacampeonato entre 1976 e 1981.

    Com sede em Manaus, o Nacional foi fundado oficialmente no dia 13 de janeiro de 1913. Segundo informações do próprio clube, o time foi criado por praticantes do esporte, entre eles alguns dissidentes do Manáos Sporting Club, e com objetivo de abrir espaço para brasileiros praticarem futebol.

    O pouco que se conhece é que nessa época o futebol era quase que exclusividade dos ingleses que viviam na capital amazonense.

     

    O time se tornou tradicional com as conquistas
    O time se tornou tradicional com as conquistas | Foto: Reprodução

    Nesta foto o Nacional venceu o Maringá/PR, por 1-0, com gol de Pepeta, no estádio Estádio Mário Filho, o Maracanã-/RJ. A partida foi uma preliminar do jogo entre Brasil x Venezuela, válido pelas eliminatórias da Copa do México 1970. Na volta a Manaus torcedores receberam os ídolos azulinos. Um dos grandes momentos da história do Naça. 

    O clube é um dos mais tradicionais do Amazonas, sendo o recordista em número de títulos estaduais desde 1920, contando atualmente com 43 conquistas, incluindo um hexacampeonato entre 1976 e 1981.

    Outro marco do time é que ele foi o primeiro clube do Norte do país a disputar a primeira divisão do Campeonato Brasileiro, e é a equipe amazonense que mais disputou essa divisão principal do futebol nacional, tendo disputado um total de 14 edições da competição. 

    Segundo informações do clube, na Copa do Brasil, o Nacional esteve em 16 edições, também um recorde para equipes locais. O Nacional é conhecido como o 3º maior clube da Região Norte e o maior do Amazonas.

    Com as cores branco e azul e os mascotes águia e o leão, o time é chamado de "Leão da Vila Municipal”, em homenagem ao então bairro da Vila Municipal (atual Adrianópolis), onde fica seu patrimônio social.

    Campeonato Amazonense

     

    O clube é um dos mais tradicionais do Amazonas
    O clube é um dos mais tradicionais do Amazonas | Foto: Divulgação

    O primeiro jogo do Nacional é contra o Amazonas FC na próxima segunda-feira (15), às 15h30, na Arena da Amazônia. Desta vez, por conta da pandemia da Covid-19, o jogo acontece sem a presença da torcida no estádio. 

    Os próximos jogos serão contra o Penarol e o Manaus FC. "Naça sempre. Vai para cima dele Leão", escreveu uma torcedora nas redes sociais do clube. 

    O clube anunciou a chegada do meia Vinícius Gyan, de 20 anos; o volante Lucas Guerreiro, de 23 anos; o atacante Everson Bilal, de 30 anos; o volante Baé, de 31 anos; o goleiro Adalberto, de 25 anos; o zagueiro João Bruno de 20 anos e o atacante Gustavinho de 18 anos. 

    O volante Judá Aguiar conta como estão os preparativos para os próximos jogos. “Nossa expectativa é a melhor possível. Estamos com forte preparação, treinando com responsabilidade para saber o que fazer durante o campeonato. Será difícil, tiro curto, então precisamos estar bem mentalmente e capacitados para fazer o certo. Vamos dar conta do recado e sair com o nosso objetivo que é a vitória”, disse confiante o atleta do Nacional. 

    O prata da casa, Vinícius Gyan também falou sobre o momento que vive no elenco. “Vou me dedicar, trabalhar e fazer o melhor para ajudar a minha equipe durante o campeonato. Estamos por uma ótima estreia”, finalizou.

    Leia mais:

    Chefe da Olimpíada renuncia após comentários machistas

    Alonso sofre acidente, fratura o maxilar e passa por cirurgia