Fonte: OpenWeather

    Esporte na Ponta Negra


    Ponta Negra reabre em Manaus com opções de esporte e lazer

    A reabertura das áreas de lazer e esportes da Ponta Negra promove o retorno de praticantes ao espaço

     

    A pista de skate é uma das áreas de lazer mais frequentadas da Ponta Negra
    A pista de skate é uma das áreas de lazer mais frequentadas da Ponta Negra | Foto: Bianca Fatim

    Manaus - Um dos cartões postais de Manaus, a praia da Ponta Negra sempre foi uma opção como um ponto turístico e de lazer para a população manauara. Com seu extenso calçadão e o Rio Negro ao fundo, o complexo é frequentado por pessoas que buscam além do lazer, praticar esportes e aproveitar o que o lugar tem a oferecer. 

    Com a flexibilização dos decretos de restrição da pandemia na ultima semana, as áreas de lazer e práticas de esporte do complexo Turístico da Ponta Negra, localizada na zona Oeste de Manaus, foram reabertas e o local voltou a receber esportistas.

    Uma dessas áreas foi a pista de skate, que é uma referência para quem quer praticar o esporte em Manaus e é um dos lugares mais frequentados do complexo. A área foi reaberta nesta terça-feira (11).

    O retorno do funcionamento da pista, trouxe alguns veteranos de volta  para as rampas radicais do esporte. Esse foi o caso do funcionário público Jacob Silva, de 45 anos, que pratica o esporte há anos e que sentiu falta de se aventurar nas pistas.

      "A reabertura foi uma boa. Tudo dentro dos protocolos, ainda mais eu que ando de skate há muitos anos e sentia falta. Eu sou um veterano, vinha aqui antes e senti falta de praticar. Tento vir pelo menos uma vez na semana porque é uma coisa que me faz bem e me distrai, além de ser bom contra o sedentarismo"  

    Outro veterano e que conhece as pistas há 33 anos, é o técnico de enfermagem Erich Guimarães Coelho, ele declara que sua paixão pelo esporte começou aos 8 anos de idade, quando um tio deu um skate de presente para ele e o esporte começou a fazer parte da sua vida. Ele relembra com carinho o auge da sua prática.

      "O meu auge foi na década de 90, quando os skatistas de Manaus frequentavam a Praça do Congresso para praticar. Alguns que estão aqui hoje já vieram dessa época, como o Jacob e anos depois nos reencontramos aqui. Tem vários que eu tenho amizade há mais de 30 anos, que vieram dessa época"  

    O técnico de enfermagem conta que passou 15 anos sem frequentar as pistas, e que em 2015 retornou a praticar seu hobby preferido, indo pelo menos uma três vez na semana frequentar a área.

      "Parei em 2000, o ano que inauguraram essa pista. Casei, tive filhos e decidi me dedicar ao papel de pai. Mas depois de uns anos, percebi que sentia muita falta das pistas de skate e decidi retornar. Agora venho aqui pelo menos três vezes na semana. Não vivo mais sem"  

    O veterano conta que, quem faz a manutenção das pistas de skate, são os apaixonados pelo esporte que frequentam o local.

    "Fizemos um grupo e nós mesmos pintamos e montamos uma ação de revitalização. Encabeçamos isso porque em algumas áreas acaba prejudicando a prática do esporte. Fizemos a pintura das rampas não tem um mês, além de termos tampado os buracos que dava pra tapar. Acredito que poderia ter uma manutenção mais ativa do poder público", enfatizou. 

     

    A utilização da pista de skate em funcionamento no complexo, é de 8h às 23h
    A utilização da pista de skate em funcionamento no complexo, é de 8h às 23h | Foto: Bianca Fatim

    Além do skate, o patins é um outro meio de utilizar as rampas do Complexo. Morador do bairro Cidade Nova,  Jeanderson Vicente de Lima, de 33 anos, faz questão de levar sua filha de 12 anos, a Suzana, para andar de patins no local pelo menos uma vez na semana.

    O pai de Suzana ainda relata as dificuldades que foi a prática do esporte durante a pandemia, pois ela andava nas proximidades de sua casa, mas a falta de lugares planos, dificultava e era um perigo para a menina.

      "Costumávamos vir antes da pandemia, mas depois que começou as restrições não viemos mais. Ela tentava praticar na rua perto de casa. Mas era uma dificuldade, pois não era uma área própria e os buracos na rua eram um desafio. Já aqui é exatamente para isso, com o chão plano e a segurança de que ela está em um local apropriado para praticar"  

    Academia comunitária  


     

    Usuários aproveitam o fim da tarde para praticar exercícios
    Usuários aproveitam o fim da tarde para praticar exercícios | Foto: Bianca Fatim

    Bem ao lado da pista de skate, fica uma das academias ao ar livre que o complexo da Ponta Negra dispõe. O lugar não fica vazio e sempre tem alguém usando os instrumentos que ficam disponíveis para a população se exercitar.

    Os amigos Willas Lourenço, de 40 anos e Alisson Queiroz, de 39 anos, estavam aproveitando os instrumentos acadêmicos para se exercitarem em um dos pontos turísticos mais belos de Manaus.

      "É a primeira vez que estamos vindo aqui e pretendemos continuar. É por uma questão de saúde, e também para aproveitar que esses instrumentos estão a nossa disposição para uso. Vamos aproveitar"  

     

    A academia ao ar livre fica ao lado da pista de skate
    A academia ao ar livre fica ao lado da pista de skate | Foto: Bianca Fatim

    Usuária frequente da academia, a carioca e dona de casa, Elenice Ferreira, de 41 anos, mora em Manaus há 5 meses, e há 4, faz uso da academia de segunda a sexta.

      "No Rio de Janeiro costumava fazer parte de um grupo de exercícios. Eu fui buscar aqui, não achei, mas encontrei essa academia que me atende perfeitamente. Eu faço a prática, principalmente, por uma questão de saúde e bem estar. Todos os dias da semana venho me exercitar aqui"  

    Elenice acredita que um professor de educação física no local seria uma ótima alternativa para ajudar aqueles que frequentam a academia e não sabem usar os instrumentos.

    "Seria uma boa se tivesse alguém aqui auxiliando a gente. Tem os instrumentos, mas nem todo mundo sabe usar e se tivesse um professor, ainda seria um incentivo para praticarmos exercícios, e acabaria chamando a atenção de mais pessoas para virem praticar também". 

    Prefeitura faz alerta para o uso

    A utilização da pista de skate e da academia ao ar livre, será de 8h às 23h. Com a reabertura, a Prefeitura de Manaus, que administra a área por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), faz uma alerta aos usuários da pista de skate, principalmente aos pais que levam as crianças até o local. 

    Pais e responsáveis devem ficar atentos às crianças que brincam no espaço, para evitar colisões e acidentes na área destinada ao esporte radical. 

    De acordo com o Implurb, em breve, uma nova sinalização gráfica e de orientação será instalada no local. Crianças e adolescentes menores de 18 anos não podem utilizar a pista desacompanhados dos pais ou responsáveis.

    Confira o vídeo no local: 


    Leia mais: 

    Pista de skate da Ponta Negra é liberada com normas de uso; veja

    Skate: o esporte das ruas conquista espaço nas Olimpíadas 2021

    ‘Skate Escola’ leva esporte para crianças e adolescentes no Brasil