Fonte: OpenWeather

    Canoagem em Tóquio


    Canoagem: Pepê Gonçalves fica fora da final dos Jogos Olímpicos

    Somente os 10 melhores atletas se garantiam na disputa por medalhas

     

    O ganhador da medalha de ouro foi o tcheco Jiri Prskavec
    O ganhador da medalha de ouro foi o tcheco Jiri Prskavec | Foto: Jonne Roriz/COB

    O canoísta Pedro Gonçalves não conseguiu a classificação para a final do K1 masculino nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

    Na disputa da semifinal, na tarde desta sexta-feira (30) no Japão (madrugada no Brasil), o brasileiro terminou na 19ª colocação, com o tempo total de 104s33.

    Somente os 10 melhores atletas se garantiam na disputa por medalhas.

    O ganhador da medalha de ouro foi o tcheco Jiri Prskavec, a prata foi para o eslovaco Jakub Grigar, e o bronze, para o alemão Hannes Aigner.

    "

    Chateado é uma palavra muito forte. Dei o meu máximo, deixei tudo na água , o que eu tinha e o que não tinha. Eu sou um pouco diferente dos outros, tenho um estilo mais agressivo, prefiro errar por mais do que por menos. Prefiro ficar fora da final, mas sem ter tido medo de errar. Fico fora da final por causa das penalidades, que não foram por erro técnico, mas sim por ir no limite "

    Pedro Gonçalves, atleta

     

    Esta foi a segunda participação do canoísta brasileiro em Jogos Olímpicos. No Rio de Janeiro, em 2016, ele fez história ao chegar na final do K1 e terminar na 6ª colocação.

    Na Copa do Mundo, em 2020, Pepê conquistou a medalha de bronze.

    Sobre o esporte

    Modalidade olímpica desde 1936, a Canoagem de Velocidade ou de Sprint tem como objetivo percorrer uma raia definida e sem obstáculos no menor tempo possível.

    Essa modalidade é a mais difundida e, em geral, disputada em canais artificiais com 2 km de extensão e em torno de 3 m de profundidade, divididos em nove balizas.

    As categorias K, correspondem à utilização de Caiaques, e podem ser disputadas tanto por homens ou mulheres, e variam de acordo com o número de tripulantes (K1, K2, K4).

    As distâncias para as provas masculinas em competição olímpica são de 200 m e de 1000 m, e as femininas de 200 m e 500 m. Nos campeonatos continentais e mundiais, acontecem ainda competições de 500 m.

    *COB

    Leia mais:

    Ana Sátila e Pepê seguem para a próxima fase nos Jogos

    Canoagem: Ana Sátila termina jogos em décimo lugar