Fonte: OpenWeather

    Desvendar Esporte


    Projeto promove oficinas de atletismo e ginástica em Manaus

    As modalidades esportivas desenvolvidas serão o atletismo e a ginástica rítmica, em que cerca de 420 alunos, com idades entre 10 e 14 anos, do 5° ao 9° ano, estarão envolvidos

     

    O projeto tem como propósito estimular o aprendizado sobre as práticas esportivas e a importância da sustentabilidade
    O projeto tem como propósito estimular o aprendizado sobre as práticas esportivas e a importância da sustentabilidade | Foto: Marcelly Gomes/Semcom

    MANAUS (AM)- Sete escolas municipais da capital amazonense vão ser transformadas em grandes oficinas de esporte, sustentabilidade e cidadania nos próximos meses, através do projeto “Desvendar Esporte”.

    A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o Instituto Incentivar e a concessionária Águas de Manaus.

      O projeto tem como propósito estimular o aprendizado sobre as práticas esportivas e a importância da sustentabilidade.  

    Os materiais utilizados nas oficinas esportivas, por exemplo, utilizam matérias-primas recicláveis. Assim, garrafas PET, pneus, sacolas plásticas, papelão e roupas serão transformados em dardos, trampolins, arcos e outros equipamentos a fim de serem utilizados nas disputas esportivas.

    As modalidades esportivas desenvolvidas serão o atletismo e a ginástica rítmica, em que cerca de 420 alunos, com idades entre 10 e 14 anos, do 5° ao 9° ano, estarão envolvidos. Todas as sete Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Semed terão uma escola participando dessa ação.

    O diretor do Departamento Geral dos Distritos, Júnior Mar, representante do secretário Pauderney Avelino, destacou como essa iniciativa contribuirá para as ações da rede municipal de ensino.

    "

    A Prefeitura de Manaus tem um grande privilégio em fazer essa parceria com a Águas de Manaus e com o Instituto Incentivar. Com esse projeto estamos levando esporte e sustentabilidade para sete escolas da nossa rede municipal de ensino, sendo algo muito bom, porque trabalhar com esportes faz bem para o corpo e a mente, além de ter um viés de sustentabilidade "

    Júnior Mar, diretor do Departamento Geral dos Distritos

     

    Segundo o diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada, as práticas esportivas são um recurso para incentivar as crianças.

    "

    Visamos criar benefícios concretos para a rede municipal de educação, visto que neste ano teve Olimpíadas, então trazer um projeto que ressalte a importância dos esportes na vida das crianças impulsiona a inovação. Por outro lado, quando as iniciativas pública e privada estão imbuídas no mesmo objetivo, de melhorar a vida do cidadão com a prestação de serviços, conseguimos atingir metas maiores e melhores "

    Thiago Terada, diretor-presidente da Águas de Manaus

     

    O projeto tem 12 meses de duração, divididos nas seguintes etapas: treinamento dos professores; seleção das escolas; avaliação; primeiro contato e “mãos à obra”, fase em que os alunos serão estimulados, de maneira orientada, a organizar equipes, formatos, regras e materiais.

    Por fim, o “ano esportivo” terminará em um festival de encerramento, que se assemelha aos jogos olímpicos com o intuito de envolver as equipes de todas as escolas participantes, utilizando as ferramentas construídas ao longo do projeto.

    *Com informações da assessoria

    Leia mais:

    Arena Passarinho passa por revitalização em Manaus 

    "Curumim na lata" comemora 18 anos em Manaus 

    Escola de Manaus promove educação financeira para crianças