Pesquisa


Vai trocar de carro? Confira modelos que perderam valor em 2020

Levantamento mostra veículos menos e mais procurados

O levantamento também mostra os veículos mais procurados pelos consumidores. | Foto: Divulgação

Os consumidores que estão se planejando para comprar ou trocar seu carro por um modelo 0km em 2020 geralmente observam, entre outras características do automóvel, seu valor de mercado e sua depreciação após a saída da concessionária. Segundo uma pesquisa da KBB Brasil - site referência em precificação de carros novos e usados -, Toyota Hilux foi o único modelo que apresentou leve valorização de 0,55% em seu preço, seguido pela menor depreciação do Peugeot 3008 SUV de 1,49%. Já a montadora alemã Volkswagen contou com a dobradinha do Golf e Fox, que perderam 3,41% e 3,65% do valor, respectivamente. O levantamento apresenta os dez carros que menos e mais perderam valor.

Fernando Barros, gerente de Precificação da KBB Brasil, explica que, em casos muito pontuais, pode haver valorização na revenda, como a verificada na Hilux, quando os preços dos carros novos do mesmo modelo sofrem aumentos significativos nas concessionárias:

''Quando trabalhamos com depreciação de modelos, em algumas análises podemos nos deparar com índices que em princípio parecem improváveis, como a situação em que veículos aparecem valorizados quanto ao seu preço de revenda. Uma das explicações para este comportamento é o fato do valor de 0km deste veículo, hoje, ter sofrido uma alta de preços mais acentuada, o que se reflete no valor do veículo usado'', explicou Barros.

De acordo com o portal, a depreciação de revenda considera o preço pelo qual os lojistas revenderam os modelos. O estudo abrange todos os modelos 0km de todas as categorias disponíveis para venda em janeiro de 2019 e quanto valiam no mercado de usados em dezembro do mesmo ano.

Dentre os carros que mais perderam valor, os dados mostram três modelos da Ford. Em primeiro lugar, o índice de queda em preço do Ford Focus ficou em 28,13%, próximo ao modelo Ford Focus Fastback com percentual de 25,99%. Enquanto isso, o New EcoSport mostra depreciação de 20,53%, na oitava posição. O Fiat Weekend ocupa o segundo lugar depreciando 27,80%.

O conceito de depreciação compara o valor do veículo usado em relação ao preço do mesmo modelo 0km num período determinado.

Mais buscados

O levantamento também mostra os veículos mais procurados pelos consumidores. O popular Chevrolet Onix é destaque na categoria de 0km mais buscados pelos consumidores. Já a picape Fiat Toro é a segunda colocada, seguida pelo modelo Ford Ka. Quando o assunto é carros usados, o veterano Volkswagen Gol mostra que não sai do gosto dos apaixonados por automóveis. O mesmo acontece com os dois hatchbacks da Fiat, o Palio e o Uno, que conquistam as outras duas posições no ranking de interesse.