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    Atividade Física


    Manôbike ultrapassa mais de 13 mil viagens na capital amazonense

    Quase 7,5 mil pessoas estão cadastradas no sistema da Prefeitura de Manaus em parceria com a rede Hapvida

    O Manôbike tem patrocínio local da Hapvida
    O Manôbike tem patrocínio local da Hapvida | Foto: Lucas Silva

    Como mais uma medida da Prefeitura de Manaus para incentivar a locomoção sustentável e a prática de esportes e lazer, o projeto de bicicletas compartilhadas Manôbike já contabiliza mais de 13 mil viagens realizadas. Quase 7,5 mil pessoas estão cadastradas no sistema, que teve sua primeira ampliação e expansão no número de estações este ano, saindo de 11 para 15.

    “Foi uma proposta acertada e que caiu no gosto da população. As estações de bicicletas compartilhadas facilitam os deslocamentos no centro da cidade, seja para o trabalho, estudo ou lazer. Além disso, é um transporte sustentável, não poluente e que visa à melhoria na qualidade de vida dos cidadãos”, afirma o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

    O Manôbike tem patrocínio local da Hapvida e, para segurança, conforto e melhor mobilidade dos ciclistas, a Prefeitura de Manaus implantou 14,5 quilômetros de ciclorrotas, com sinalização horizontal e vertical, num grande quadrilátero no Centro. Vale destacar que as ciclorrotas indicam a presença e a preferência da bicicleta.

    A Prefeitura de Manaus implantou 14,5 quilômetros de ciclorrotas, com sinalização horizontal e vertical, num grande quadrilátero no Centro
    A Prefeitura de Manaus implantou 14,5 quilômetros de ciclorrotas, com sinalização horizontal e vertical, num grande quadrilátero no Centro | Foto: Divulgação

    Essa alternativa tem sido uma solução adotada por várias cidades para projetos de ciclomobilidade, sendo um modelo mais simples, fácil de implantar e com pouco impacto viário. Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Aracaju, Vitória, Curitiba e, agora, Manaus possuem ciclorrotas.

    “Sempre uso o Manôbike quando vou ao Centro Histórico de Manaus. Estaciono meu carro nas proximidades do Teatro Amazonas, utilizo uma bicicleta compartilhada para ir ao mercado Adolpho Lisboa, onde faço algumas compras. É uma experiência incrível, pois sempre tem algo novo para visualizar na nossa cidade”, afirma a engenheira Gisele Cristine, 35, que faz o uso do Manôbike desde o início da implantação do aplicativo na capital amazonense.

    A estação que funcionava na rua Miranda Leão foi transferida e agora está implantada na praça da Matriz, mais próximo do terminal
    A estação que funcionava na rua Miranda Leão foi transferida e agora está implantada na praça da Matriz, mais próximo do terminal | Foto: Divulgação

    Versatilidade

    A ampliação do sistema possibilitou novas estações na rua Ramos Ferreira, esquina com Major Gabriel; avenida Sete de Setembro, no final da ponte de ferro; no Terminal da Constantino Nery - T1, próximo da Leonardo Malcher; e no Terminal da Cachoeirinha - T2, na avenida Manicoré, esquina com Carvalho Leal.

    A estação que funcionava na rua Miranda Leão foi transferida e agora está implantada na praça da Matriz, mais próximo do terminal.

    “Percebemos a conscientização da população de usar a bicicleta como veículos sustentáveis e de lazer. Recentemente incluímos nas rotas do projeto terminais de integração e estudamos a expansão para locais como a Universidade Federal do Amazonas, Ufam e Ponta Negra”, explica o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), engenheiro Claudio Guenka.

    A ideia seria conectar os pontos Centro-Ponta Negra-Aleixo à futura rota de forma segura para os usuários do aplicativo Manôbike.

    Como funciona?

    O sistema do Manôbike funciona de segunda-feira a domingo, das 6h às 23h, para retirada do equipamento, e 24h para devolução. No site www.manobike.com.br, o usuário pode se cadastrar e conhecer mais detalhes do projeto.

    O Implurb é o órgão que gerencia o contrato de Termo de Cooperação com a empresa responsável pela operação, manutenção e logística do projeto. Não há ônus para o poder público municipal.

    De segunda a sábado, o uso pode ser de 60 minutos ininterruptos, quantas vezes por dia o usuário desejar
    De segunda a sábado, o uso pode ser de 60 minutos ininterruptos, quantas vezes por dia o usuário desejar | Foto: Divulgação

    Após cadastro no aplicativo e/ou no site www.manobike.com.br, o usuário tem a opção de adquirir o passe mensal, que custa R$ 10, ou diário, no valor de R$ 5, e não paga valor adicional, desde que use de acordo com as regras do projeto.

    De segunda a sábado, o uso pode ser de 60 minutos ininterruptos, quantas vezes por dia o usuário desejar, desde que respeite o intervalo de 15 minutos entre as viagens. Aos domingos e feriados, o uso passa a ser de 90 minutos.

    Energia solar

    As estações do sistema Manôbike funcionam alimentadas por energia solar e são interligadas via sistema de comunicação sem fio, redes 3G e 4G, permitindo que estejam conectadas 24 horas por dia para os usuários.

    Hapvida

    “O bom desempenho do Manôbike, hoje com milhares de viagens e cadastros, nos faz acreditar que estamos seguindo pelo caminho certo, pois é um projeto que tem o objetivo de contribuir para saúde da população e do planeta.

    As bikes ganharam vida para modificar a realidade urbana de Manaus, proporcionando lazer, mobilidade e integração. O serviço é também um grande aliado do meio ambiente, pois gera soluções de fluxo no trânsito e também estimula a consciência ambiental.

    As bicicletas compartilhadas têm o objetivo de incentivar os hábitos saudáveis com a utilização de um transporte prático e sustentável, pois traz menor impacto para o meio ambiente, além de oferecer opções variadas de mobilidade urbana”, ressalta Simone Varella, Diretora de Comunicação e Marketing do Hapvida

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