Fonte: OpenWeather

    Mastruz


    Conheça os poderosos benefícios do mastruz

    O mastruz é muito mais do que um simples "exterminador de vermes". Ele é anti-inflamatório, vermífugo e até calmante

    Além da crença popular, o Mastruz realmente traz diversos benefícios para a saúde | Foto: Marcio Melo

    Manaus - Mastruz, também conhecido com erva de Santa Maria, é uma planta constantemente utilizada para diversos fins medicinais. De nome científico Chenopodium Ambrosioides, o mastruz tem cheiro e gosto fortes. A planta pode chegar a ter aproximadamente 70 centímetros de altura e possui folhas pequenas, alongadas, de cor verde escura. 

    Geralmente procurado por suas propriedades curativas, anti-inflamatórias, expectorantes, vermífugas, entre outras funções, o mastruz é muito popular entre as pessoas que preferem alternativas naturais de tratamento.

    Leia também: 10 motivos para você se preocupar em tomar água

    A feirante Ângela Takeda, de 53 anos, é vendedora de ervas há mais de 30 anos no mercado Adolpho Lisboa. Ela tem clientes fiéis que sempre procuram por mastruz em sua barraca.

    “O mastruz é bom para a bronquite, tosse, asma e etc. Muita gente vem comprar a planta diariamente. Ela é uma das ervas mais procuradas entre as plantas medicinais. Os antigos passam os conhecimentos sobre o mastruz de geração em geração”, disse.

    A feirante Ângela Takeda vende verduras no Mercado Municipal Adolpho Lisboa. Segundo ela, o Mastruz é uma das ervas que clientes mais procuram
    A feirante Ângela Takeda vende verduras no Mercado Municipal Adolpho Lisboa. Segundo ela, o Mastruz é uma das ervas que clientes mais procuram | Foto: Marcio Melo

    Dúvidas sobre os poderes do mastruz

    Será que o mastruz tem mesmo todas essas propriedades ou tudo não passa de crendice popular? E se for realmente uma planta com propriedades medicinais, há alguma contraindicação para o seu consumo?  

    Esses são alguns dos questionamentos de parte da população que tem dúvidas sobre o uso da erva. Para descobrir, a reportagem do Em Tempo conversou com a nutricionista Vanessa Pollari.

    “No geral, o mastruz é anti-inflamatório, expectorante, cicatrizante natural, com propriedades calmantes e sedativas. Também é vermífugo, antiviral e ajuda na constipação intestinal por ter bastante fibra”, afirmou a nutricionista.

    Leia também: Como fazer óleo de babosa

    Ainda conforme a especialista, o mastruz é rico em vitaminas A, C, zinco, fósforo, magnésio, cálcio ferro e algumas vitaminas do complexo B.

    “Por ter vitamina C, ele ajuda a combater a gripe, auxilia o sistema imunológico, aumentando a defesa e a imunidade do organismo. Consequentemente, ele ajuda na prevenção de várias doenças”, afirmou.

    O mastruz é um forte aliado no tratamento de asma, sinusite e rinite. Segundo os especialistas, ele ajuda a eliminar o muco do organismo. A planta também pode ser utilizada para ajudar na digestão.

    “O chá das folhas do mastruz auxilia na digestão e alivia os sintomas depois de uma alimentação mais pesada”.

    Leia também: Uxi amarelo e Unha de gato usados no combate a cistos, miomas e endometriose
    Utilize com orientação profissional

    A utilização de qualquer remédio, mesmo que medicinal, deve sempre ser feita com a orientação de um profissional. Plantas como o mastruz, mesmo que benéficas para o organismo, podem ter contraindicações de uso.

    Contraindicações

    Atenção! Segundo a nutricionista Vanessa Pollari, o consumo do mastruz é contraindicado na gravidez, pois pode ser abortivo. Em doses muito elevadas, ele também pode causar irritação na pele, náuseas, problemas no fígado e dor de cabeça. Também não deve ser consumido por crianças com menos de 12 anos de idade.

    Formas de consumo

    Segundo a nutricionista Vanessa Pollari, há duas formas principais de consumir o mastruz. Uma deles é fazer o chá e a outra pode ser da forma mais tradicional: o mastruz com leite.

    Chá de Mastruz:

    - Leve 1 litro de água ao fogo e deixe ferver

    - Coloque três ramos de mastruz em uma xícara (somente as folhas)

    - Encha a xícara com água fervente e cubra com um pano para que a água entre em infusão

    - Coe e sirva

    Mastruz com leite:

    - Coloque no liquidificador dois copos de folhas de Mastruz para 2 litros de leite (a quantidade pode ser menor)

    - Misture tudo no liquidificador

    - Sirva

    Edição: Bruna Souza

    Leia mais:

    Caldo da caridade é revigorante ou só faz parte da crendice popular?

    Segredos do tucumã: Muito além do X-Caboquinho

    Conjuntivite: temperaturas elevadas favorecem propagação do vírus

    Meningite: Uma inflamação que pode levar à morte: saiba mais