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    Estudo


    Praticar musculação ajuda a combater depressão e ansiedade

    Estudo revela que atividades físicas reduzem os sintomas de depressão

    Está comprovado que atividades físicas reduzem os sintomas de depressão
    Está comprovado que atividades físicas reduzem os sintomas de depressão | Foto: Divulgação

    Uma vida fitness pode não apenas te dar um corpo sarado e músculos definidos, mas também está cientificamente comprovado que pode combater a depressão e aliviar a ansiedade e elevar a auto estima. Um estudo publicado em 2018 no periódico JAMA Psychiatry comprovou que praticar musculação pode ajudar a combater a depressão, que é considerada pela OMS como a doença do século 21.

    A atleta fitness e Personal Trainer Patricia Mello utiliza ferramentas de Coaching para atender seus clientes, e diz ser recorrente os efeitos benéficos seja no âmbito emocional como também psicológico com a prática de atividade física: "os resultados variam, seja entrar num vestido/roupa/biquíni para uma ocasião especial,  ir a um evento, manter um corpo definido, ter mais músculos ou  menos gorduras, etc. mas isto não é o mais importante. O resultado que se quer ver em frente ao espelho precisa começar com atitudes que estão mais ligadas ao nosso mundo interno, ou seja, a jornada é mais importante do que o resultado, porque uma vez que você aprende o caminho, alcançar o resultado se torna mais fácil".

    Está comprovado que atividades físicas reduzem os sintomas de depressão, e que em geral as pessoas se sentem melhor depois do início do treino de musculação por exemplo. Patrícia concorda: "muitos dos meus clientes relatam terem tidos benefícios para muito além do corpo, porque passaram a entender que alcançar os resultados almejados dependia unicamente da escolha deles, eu costumo dizer a eles assim, que eu vou estar com você a cada movimento, eu vou ajudar você a levantar, agachar e vou corrigir você ate que o movimento esteja perfeito, nós vamos conversar, rir, você vai me odiar algumas vezes e talvez me amar um pouquinho, não importa eu estarei com você, e tudo que você precisa fazer é escolher fazer algo por você hoje”. 

    Patrícia Mello diz que nunca é tarde para começar a praticar exercícios físicos e começar a experimentar os benefícios: "é possível provar uma conexão de longo prazo entre uma vida fitness, a depressão e a ansiedade e que a musculação e ou a pratica de atividade física regular pode proporcionar melhorias no humor, no equilíbrio e principalmente na auto estima. Nunca é tarde demais para sair do sofá e começar a fazer uma atividade física para melhorar até mesmo a sua velhice”.

    *Com informações da assessoria 

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