Fonte: OpenWeather

    "Bungarus suzhenae"


    Espécie de serpente altamente venenosa é descoberta na China

    Especialistas acreditam que conhecê-la seja de grande importância para diagnosticar e tratar das picadas destes répteis

     

    Réptil recebeu nome em honra a uma deusa que aparece na lenda "A Serpente Branca"
    Réptil recebeu nome em honra a uma deusa que aparece na lenda "A Serpente Branca" | Foto: Pixabay/Wikimages

    Um grupo de herpetólogos chineses e alemães descobriu uma nova espécie de serpente Krait (ou Bungarus), uma variedade altamente venenosa que habita o norte de Mianmar e o sul da China.

    De acordo com o estudo publicado na revista ZooKeys, a pista inicial sobre a existência desta espécie desconhecida pela ciência foi fornecida pela picada recebida por um pesquisador chinês, que sofreu dores em torno da ferida e escurecimento da pele.

    Após o incidente, os pesquisadores iniciaram o estudo na província chinesa de Yunnan, e coletaram amostras entre os anos de 2016 e 2019.

    A análise filogenética e morfológica dos exemplares coletados permitiu a identificação da "Bungarus suzhenae", nome inspirado na mitologia chinesa.

    Visto que a família das serpentes kraits é altamente venenosa, os especialistas acreditam que conhecê-la em toda sua diversidade de espécies, bem como em sua distribuição geográfica, seja de grande importância para diagnosticar e tratar das picadas destes répteis, o que poderia salvar muitas vidas humanas.

    Também conhecida como Krait de Suzhen, o réptil recebeu seu nome em honra a uma deusa que aparece na lenda "A Serpente Branca", a qual narra a história de um amor proibido entre a divindade Bai Su Zhen que, convertida em mulher, curou junto com seu amado mortal diversas doenças, utilizando magia e outros remédios, até ser trancada em uma torre por toda a eternidade.


    * Com informações do site Sputnik

    Leia Mais:


    Menina procura por gato e descobre que animal foi devorado por cobra


    Homem desafia a sorte e atravessa tanque cheio de crocodilos; veja


    Lagarto gigante invade supermercado e escala prateleiras; veja vídeo