Fonte: OpenWeather

    Espécie


    Macaco bugio-preto é flagrado em telhados de área urbana do Brasil

    Segundo o morador, o macaco está há alguns dias circulando pelo bairro Parque Ypê no RJ

     

    Segundo o morador, o macaco está há alguns dias circulando pelo bairro Parque Ypê
    Segundo o morador, o macaco está há alguns dias circulando pelo bairro Parque Ypê | Foto: Divulgação

    Um macaco bugio-preto foi flagrado na área urbana Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro. O flagrante foi enviado neste sábado (10) por um morador por meio do WhatsApp, em imagem que mostra o animal comendo tranquilamente em cima de um muro.

    Segundo o morador, o macaco está há alguns dias circulando pelo bairro Parque Ypê. Ainda de acordo com ele, equipes responsáveis por recolhê-lo teriam ido ao local, mas não o retiraram de lá.

    O G1 entrou em contato com a Vigilância Ambiental de Paraty, que disse que realmente foi notificada e foi à Escola Professora Pequenina Calixto, onde o animal está vivendo, mas não conseguiu capturá-lo. Para fazer isso é preciso uma zarabatana (arma com dardo anestésico), que não há na cidade.

    Por isso, o equipamento foi solicitado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A coordenação de Vigilância Ambiental disse que um grupo de pesquisadores da universidade é esperado até quarta-feira (14) para remover o animal com segurança.

    Enquanto isso, armadilhas foram deixadas no local, assim como alimentação adequada para a espécie. Ainda de acordo com a coordenação de Vigilância Ambiental, agentes vão ao local diariamente para verificar as armadilhas e deixar mais comida para o animal.

    A Vigilância Ambiental informou que trabalha em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para capturar o macaco com segurança.

    *Com informações do G1

    Leia Mais:

    Homem desafia a sorte e atravessa tanque cheio de crocodilos; veja

    Jacaré é capturado por bombeiros em quintal de residência

    Espécie de serpente altamente venenosa é descoberta na China