Festival Parintins
Garantido vence o 54º Festival de Parintins e soma 32 títulos
Conhecido como o "boi do povão", o Garantido da baixa do São José superou o contrário e agradou os jurados
Parintins (AM) - Com o tema "Nós, o Povo!", o Boi Garantido conquistou o
título de campeão do 54º Festival Folclórico de Parintins (município distante 369 km de Manaus). Como
muitos torcedores brincam, o 32º título já estava previsto no momento do
sorteio da ordem de apresentações, quando o presidente do Garantido, Fábio
Cardoso, retirou o número 32.
As três noites
A agremiação folclórica do Boi Bumbá Garantido abriu a primeira noite do festival na ilha Tupinambarana trazendo nas cores vermelha e branca o tema: "Nós, o Povo".

O espetáculo começou com o discurso de Maria do Carmo Monteverde, filha de Lindfolfo Monteverde, criador do boi Garantido. Ao lado do boi da baixa do São José - como é conhecido o Garantido - no meio da galera, o apresentador Israel Paulain cantou a toada "Meu Nome é Povão", que apresenta o bumbá como um boi popular.

Com o subtema "Garantido, o Boi da Alegria do Povo", o espetáculo da segunda noite começou com o bumbá relembrando as guerras e vitórias que acompanham a história do homem do Norte.

A alegoria "Viva São João", dos artistas Elber Duarte e Rogério Azevedo, trouxe para a arena a mistura de culturas do Norte e Nordeste. São João, o santo da promessa de Lindolfo Monteverde, trouxe o Boi Garantido em um momento de grande emoção no Bumbódromo.

Na última noite, o "Boi do Coração na Testa" se despediu do festival mostrando o subtema "Garantido: o Boi da Liberdade do Povo" em suas várias nuances, mas sempre lembrando da história e significado do criador, Lindolfo Monteverde, que, além de pescador e neto de negros escravizados, também era juticultor.

O ‘Boi do Povo’
Com o intuito de resgatar o que há de mais importante no Garantido, o tema do bumbá para a 54ª edição do festival buscou o reencontro voltado à galera vermelha e branca.

Para a diretoria, o Garantido buscou o tema no local mais apropriado, que é no meio da nação encarnada. O boi, que para os torcedores é essência, história, trajetória, título e uma vida de conquistas, se mantém como o maior campeão do Festival.

Edição: Isac Sharlon
Leia mais:
Receba as principais notícias do Portal Em Tempo direto no Whatsapp. Clique aqui!
Garantido abre Festival de Parintins defendendo as Lutas do Povo
Garantido canta ‘Boi da Alegria do Povo’ na segunda noite do Festival