Fonte: OpenWeather

    Blog da Dra Anna Louzada


    Por que tratar o dente de leite, se ele será trocado?

    Odontopediatra Anna Louzada explica a importância de se cuidar e preservar os dentes de leite. Leia mais:

    | Foto: Acervo Pessoal

    Os dentes de leite têm funções muito importantes: mastigação, fala, crescimento craniofacial, guardar o lugar do permanente e por isso, precisam receber cuidados especiais.

    Como nessa idade, as crianças ainda não possuem discernimento suficiente para a devida higiene oral, cabe os pais cumprir essa tarefa de educar e ensinar a fazer a devida higiene oral 

    Por que os dentes de leite são importantes

    Dentes de leite
    Dentes de leite | Foto: USP

    Na  mastigação, os dentes de trás trituram os alimentos para que cheguem no estômago na melhor forma de serem digeridos. Quando os dentes não fazem seu trabalho, a digestão, que começa na boca, deverá ser assumida apenas pelo estômago, o que poderá refletir mais tarde em distúrbios gástricos, por exemplo.

    Se o dente de leite é extraído precocemente, aquele espaço costuma ser fechado pelos outros dentes, dificultando que o dente permanente possa "nascer".

    Ao extrair o dente antes da época certa de trocar, deve-se por um aparelho para manter o espaço; sem o mantenedor de espaço, só o uso de um aparelho ortodôntico conseguirá recuperar o espaço, para que o dente permanente consiga nascer.

    Se o dente de leite é extraído precocemente, aquele espaço costuma ser fechado pelos outros dentes, dificultando que o dente permanente possa "nascer".
    Se o dente de leite é extraído precocemente, aquele espaço costuma ser fechado pelos outros dentes, dificultando que o dente permanente possa "nascer". | Foto: Divulgação

    Tratamento importante

    Não tratar a cárie do dente de leite, pode ter consequências como dor, abscesso e, dependendo da idade, má formação no dente permanente; isso sem falar no comprometimento da estética e possível abalo da autoestima da criança.

    O tratamento preventivo, antes da cárie aparecer, é bem mais simples e econômico do que qualquer tratamento para recuperar a saúde bucal da criança. 

    Dra. Anna Louzada 

    Bacharel em Odontologia pela Universidade Federal do Amazonas

    Especialista em Odontopediatria pela ABO-AM

    Atendo pacientes especiais no CEO-Oeste, em Manaus 

    Intagram: @babydentemanaus

    Facebook: Odontopediatra Anna Louzada

    WhatsApp: 992951720

    Leia mais:

    Odontopediatra dá dicas para pais sobre cuidados com dentição de bebês

    Flúor: vilão ou aliado no cuidado com os dentes?

    Evento debate sobre avanços tecnológicos na área de odontologia