>

    Fonte: OpenWeather

    Meio ambiente


    EDITORIAL: Muito se espera do Brasil na COP-26

    Na COP-26, Brasil já se comprometeu em proteger melhor suas florestas, seguindo a onda verde que determina os novos paradigmas da economia mundial

    Escrito por Em Tempo* no dia 03 de novembro de 2021 - 20:30

     

    Muito se espera do Brasil na COP-26
    Muito se espera do Brasil na COP-26 | Foto: Reprodução

    Muito se espera do Brasil na COP-26, onde o país, por meio do embaixador Paulino Franco de Carvalho Neto, já se comprometeu em proteger melhor suas florestas, seguindo a onda verde que determina os novos paradigmas da economia mundial.

    Se, de um lado, os governadores dos estados, dentre os quais o amazonense Wilson Lima, fazem tudo para conter desmatamentos e queimadas, de outro o Governo Federal, via Ministério do Meio Ambiente, precisa redobrar esforços para que suas florestas sejam de fato mais preservadas.  

    Somente com esse esforço conjunto é que o país deixará de caminhar na contramão do mundo quanto ao aumento das emissões de gases poluentes. Em 2020, em plena pandemia, o desempenho brasileiro foi preocupante por ter elevado em 9,5% suas emissões, de acordo com números divulgados pelo Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), do Observatório do Clima. 

    Enquanto isso, a média global de emissões sofreu redução de 7%, por causa das paralisações de voos, indústrias e serviços ao longo do ano passado. O Brasil liberou 2,16 bilhões de toneladas de gás carbônico em 2020, contra 1,97 bilhão em 2019. 

    O país necessita voltar a ser exemplo de modelo verde, sobretudo por possuir os maiores recursos florestais do planeta. Retomando seu lugar entre as nações que menos poluem, o Brasil terá moral para cobrar dos líderes de Estados Unidos, Grã Bretanha e China medidas de respeito ao meio ambiente, e se fortalecer politicamente para faturar alto no mercado internacional dos créditos de carbono.

    Leia mais

    EDITORIAL: A Zona Franca de Manaus é um sucesso

    EDITORIAL: O Refis Municipal

    CONTEXTO: PCC aumenta poder na fronteira, auxílio emergencial e mais

    Campanha Amazonpedia