Tecnologia


Juntas, educação e tecnologia transformam gerações

Fortalecimento das plataformas de ensino à distância definirão os rumos do futuro

Fortalecimento das plataformas de ensino à distância definirão os rumos do futuro
Fortalecimento das plataformas de ensino à distância definirão os rumos do futuro | Foto: Reprodução

“Desliga o celular e vai estudar”. Essa frase, muito utilizada antigamente, não faz mais sentido. Na atualidade, ninguém consegue imaginar como ter educação desatrelada da tecnologia. Enquanto se discute a segurança para retomada das aulas presenciais, é necessário, também, fortalecer plataformas de ensino à distância que definirão os rumos de todos. Está claro que se deve investir na melhoria da educação por meio da tecnologia, com foco em despertar um olhar de protagonista nos estudantes.

A Organização das Nações Unidas indica a tecnologia como uma das principais áreas para se desenvolver sistemas de educação de qualidade, pedindo investimento em alfabetização e infraestrutura digital. A solicitação é para que se reaprenda até a forma de ensinar, vinculando educação formal e informal, desenvolvendo métodos de entrega flexíveis, tecnologias digitais e currículos modernizados, com suporte tanto para professores quanto para alunos.

A solução está em um sistema de educação inclusivo, focado em reduzir desigualdades, apresentado em plataformas online e gratuitas, e em iniciativas que estimulam projetos que resolvam demandas locais por meio da tecnologia.

A pesquisa TIC Kids Online Brasil 2019, divulgada em junho pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), indica que 29% dos usuários de internet de 9 a 17 anos no Brasil ajudaram seus pais ou responsáveis a fazer algo na internet todos os dias ou quase todos os dias, enquanto outros 28% oferecem apoio, pelo menos, uma vez por semana.

Os números apontam que a tecnologia é um caminho importante a ser considerado na busca de termos igualdade na educação. O ano de 2020 nos proporcionou oportunidades de desenvolver métodos de ensino e até de reaproximar os pais e as famílias dos processos educacionais dos estudantes. Muitos não estavam preparados para esse momento, mas a tecnologia servirá para fomentar essa transformação digital e deixará um legado para o futuro.

Programas que incentivam a inclusão são fundamentais para que tenhamos mais protagonistas nas futuras gerações. A educação é o princípio da mudança de toda sociedade e, por meio de recursos tecnológicos, podemos construir um planeta melhor e mais sustentável. O mundo digital empodera e incentiva as pessoas a ultrapassarem barreiras e superarem desafios para transformarem suas vidas.

*Artigo de Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil

Leia mais:

SPA Danilo Corrêa ganha raio-X digital para realização de exames

Grupo Simões inaugura a primeira concessionária Digital Fiat do Norte

Pesquisa IBM revela que maioria deseja continuar em home office