Centro de Manaus


Roubos e furtos reduziram 30% no Centro de Manaus, diz SSP

O registro é de janeiro a setembro de 2020 feito pela Secretaria de Segurança Pública (SSP)

Este assalto aconteceu por volta das 14h, na véspera do feriado, no Centro
Este assalto aconteceu por volta das 14h, na véspera do feriado, no Centro | Foto: Reprodução

Manaus – A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que o crime de furto caiu 30% e o de roubo 37,5%, de janeiro a setembro, no Centro de Manaus, em comparação com o ano passado.

Segundo informações do órgão, o reforço nas operações policiais integradas no bairro Centro, uma das principais zonas comerciais de Manaus, ajudou a reduzir o número de ocorrências de roubos e furtos na região.

A área é de responsabilidade da 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), da Polícia Militar, e do 24º Distrito Integrado de Polícia Civil, e conta ainda com o trabalho de unidades como a Ciclopatrulha e Cosme & Damião.

O comandante da 24ª Cicom, capitão Portela, ressalta o trabalho integrado na área.

A área é de responsabilidade da 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom)
A área é de responsabilidade da 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) | Foto: Reprodução

“Para reduzir os índices criminais, o Comando da Polícia Militar do Amazonas tem disponibilizado sistemas de georreferenciamento e geoprocessamento, o que tem otimizado o processo do policiamento de forma científica e inteligente, e isso tem proporcionado empenhar o efetivo de serviço nos logradouros, praças e locais, nos dias e horários com maiores índices de ocorrências, inibindo assim, o cometimento de novos delitos,” disse.

A autoridade policial relata o apoio da equipe “Cosme e Damião”. “Esse patrulhamento é feito por uma dupla de policiais, que percorrem locais onde não há trânsito de veículos e garantem, assim, uma segurança maior para os pedestres, ” explicou.

Assaltante armado

No dia 23 de outubro deste ano, um criminoso, até o momento não identificado foi flagrado cometendo um roubo a um pedestre na rua Doutor Moreira, no bairro Centro, na Zona Sul de Manaus.  Ele estava armado e o crime foi filmado por câmeras de segurança da área. 

No vídeo é possível visualizar o pedestre conversando com conhecidos quando o suspeito - que veste uma camisa cor de vinho e calça preta - saca uma arma de fogo e anuncia o assalto. 

Intimidada, a vítima levanta as mãos e o criminoso arranca um cordão do pescoço dele. O suspeito também puxa o aparelho celular do homem e foge. O crime aconteceu mesmo com a intensa movimentação de pessoas no local.

*Com informações da assessoria 

Leia mais:

Homem que espancou a companheira até a morte é preso no AM

Homem tenta furtas carro na Torquato Tapajós, mas é impedido pela PM