Fonte: OpenWeather

    Violência contra os idosos


    Operação 'Vetus' prende 12 pessoas por maus-tratos contra idosos no AM

    Conforme a polícia, a maior parte dos crimes contra idosos, cerca de 85% dos crimes registrados, foram cometidos por familiares muito próximos da vítima; veja vídeo das ações

    A ação policial integrada, que teve início no dia 1º de outubro deste ano, Dia Internacional do Idoso
    A ação policial integrada, que teve início no dia 1º de outubro deste ano, Dia Internacional do Idoso | Foto: Divulgação PC-AM

    Manaus - A Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), realizou, nesta sexta-feira (4), mais uma etapa da operação "Vetus", que resultou na prisão de 12 pessoas e no cumprimento de 50 diligências domiciliares e duas medidas cautelares.

    A ação policial foi coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e teve como objetivo combater crimes de violência contra idosos no Amazonas e nos outros 25 estados do País, além do Distrito Federal.

    Nesta sexta, foram cumpridas, em Manaus, 50 diligências investigativas domiciliares e duas medidas cautelares
    Nesta sexta, foram cumpridas, em Manaus, 50 diligências investigativas domiciliares e duas medidas cautelares | Foto: Alailson Santos

    Segundo a delegada Andrea Nascimento, titular da DECCI, os maiores incidentes de crimes investigados durante a operação são referentes a maus-tratos de idosos.

    “Negligência e exposição ao perigo foram os crimes mais recorrentes. Além disso, investigamos diversos casos envolvendo agressões físicas e apropriação de bens“, pontuou a delegada. 

    A titular da especializada destacou, ainda, que a maior parte dos crimes contra idosos, cerca de 85% dos crimes registrados, foram cometidos por familiares muito próximos da vítima.

    Assista as ações

    Capa do Vídeo
    | Autor: Divulgação PC-AM
     

    Operação ‘Vetus’

    A ação policial integrada, que teve início no dia 1º de outubro deste ano, Dia Internacional do Idoso. Foi planejada depois do registro de aumento no número de denúncias de abuso durante o período da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), pelo Disque 100, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. 

    Desde então, a Polícia Civil já apurou mais de 570 denúncias por meio de apurações domiciliares, que culminaram na instauração de 203 procedimentos investigativos, com atendimento de mais de 655 pessoas idosas vítimas de violência, e a prisão de 12 agressores em todo o Amazonas.

    Veja a coletiva sobre a operação

    Leia mais

    Polícia investiga vendas de cirurgias em hospital de Manaus

    Em Manaus, mulher diz que matou cunhada a facadas por ela ser 'mimada'

    Envolvidos em fraude, servidores do Detran-AM são presos em operação