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    Estelionato


    PC alerta sobre golpes de falso financiamento

    O golpe é aplicado por pessoas que se passam por empresas ou financeiras, oferecendo crédito fácil

     

    As vítimas são ‘atraídas’ com a promessa de conseguir um empréstimo ou carta de consórcio
    As vítimas são ‘atraídas’ com a promessa de conseguir um empréstimo ou carta de consórcio | Foto: Divulgação/PC-AM

    O número de golpes bancários aumenta a cada dia, e já somam quase 700 registros na cidade de Manaus em 2021. Eduardo Paixão, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor (Deccon), alerta sobre os golpes e como agir caso seja vítima. 

    A Especializada alerta que o pedido de um depósito antecipado para a liberação de empréstimo ou depósito para carta contemplada rápida são golpes que se intensificaram durante a pandemia. 

    A estratégia é aplicada por pessoas que se passam por empresas ou financeiras, oferecendo um crédito fácil, sempre exigindo um valor antecipado para que o empréstimo ou consórcio seja contemplado. 

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    “Quem aplica o golpe, informa que a quantia é necessária para cobrir taxas de cartório, bancárias, segurados e a primeira parcela do empréstimo. Toda essa fala é mentirosa, arquitetada para enganar a população”. "

    Eduardo Paixão, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor

     



    Atenção aos sinais 

    As vítimas são ‘atraídas’ com a promessa de conseguir um empréstimo ou carta de consórcio sem consulta de restrições e/ou score. De acordo com a autoridade policial, a população deve estar atenta aos sinais desses estelionatários. 

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    “Na hora do aperto, as pessoas acabam escolhendo alguém que ofereça quase um ‘milagre’ para ter o dinheiro. Nessas situações, deve-se manter a calma e observar os sinais do golpe, que são claros. Ninguém pede dinheiro para emprestar e furar a fila do consórcio, não faz sentido”, ressalta ele. "

    Eduardo Paixão, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor

     



    Se você desconfia que caiu em um golpe, o delegado dá dicas de como proceder. “Ligue para o call center nacional de cada banco ou consulte pessoalmente uma agência ou administradora. Se o banco não confirmar a existência do documento que está em sua posse, você foi vítima de estelionato. Nesse caso, formalize a denúncia no Procon, denuncie em qualquer delegacia e demande na Justiça Cível pelo prejuízo financeiro”, finaliza ele. 

      Ainda conforme Paixão, o consumidor deve sempre procurar bancos com endereço físico e reconhecimento nacional, jamais pequenas terceirizadas que os bancos não confirmem parceria.



    *Com informações da assessoria


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