Fonte: OpenWeather

    Trânsito


    Mortes por atropelamento no AM aumentaram 60% até abril

    A cada três dias, uma pessoa perdeu a vida após atropelamento no trânsito do Amazona

     

    A cada três dias, uma pessoa perdeu a vida após atropelamento no trânsito do Amazonas, neste ano.
    A cada três dias, uma pessoa perdeu a vida após atropelamento no trânsito do Amazonas, neste ano. | Foto: Pelegrine Neto/SSP-AM

    Manaus (AM) - A cada três dias, uma pessoa perdeu a vida após atropelamento no trânsito do Amazonas, neste ano. De janeiro a abril, o estado registrou 37 vítimas fatais desse tipo de acidente, um crescimento de 60,8% na comparação com as 23 do ano passado, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

    Além da alta, o número de casos também chama atenção porque todas as ocorrências se deram fora das faixas de pedestres, criadas exclusivamente para a segurança do cidadão.

    A maioria dos casos confirmados ocorreu na capital, um total de 30 mortes após atropelamento. No interior, foram sete mortes com essa motivação.

     

    O Detran-AM realiza ações educativas para conscientizar a população, com campanhas em escolas e nas redes sociais.
    O Detran-AM realiza ações educativas para conscientizar a população, com campanhas em escolas e nas redes sociais. | Foto: Pelegrine Neto/SSP-AM

    Segundo o levantamento da Secretaria de Segurança, em todos os casos, o atropelamento aconteceu fora da faixa de pedestre. As mortes por atropelamento representaram mais de 35% das vidas perdidas no trânsito da capital, em 2021.

    Para a técnica especialista em trânsito do Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Leonice Reis, o cuidado precisa ser redobrado pelo motorista e pedestre, sobretudo nas grandes avenidas e vias de movimentação intensa de veículos.

    "

    As pessoas se colocam nessa situação de risco quase sempre. Nós observamos que, nos viadutos, o pedestre fica horas esperando o momento para atravessar, sendo que ele poderia caminhar por uma passarela, usar a faixa e seguir aquela orientação, que é levantar a mão e aguardar o condutor do veículo parar "

    Leonice Reis, técnica especialista em trânsito do Detran-AM

     

    O Detran-AM realiza ações educativas para conscientizar a população, com campanhas em escolas e nas redes sociais.

    O objetivo é promover reflexão entre os pedestres e condutores, para comportamentos seguros que possam reduzir os acidentes e as mortes no trânsito.

    Entre as medidas apontadas que garantem maior segurança aos pedestres estão: atravessar sempre na faixa de pedestres e aguardar, na calçada, até que todos os veículos parem completamente; pedir ajuda para outro pedestre caso haja dificuldade de locomoção; e não atravessar se o veículo estiver em velocidade e próximo da faixa de pedestres.

     

    A maioria dos casos confirmados ocorreu na capital, um total de 30 mortes após atropelamento
    A maioria dos casos confirmados ocorreu na capital, um total de 30 mortes após atropelamento | Foto: Pelegrine Neto/SSP-AM

    Mortes por atropelamento no trânsito

    Fonte: Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM)

    2020 (Jan a Abr)

    Amazonas: 23

    Manaus: 21

    2021 (Jan a Abr)

    Amazonas: 37

    Manaus: 30

    *Em Tempo com informações da assessoria

    Leia mais:

    Detran-AM flagra 21 condutores dirigindo sob efeito de álcool

    Cenas fortes: mãe é atropelada por adolescente e tem bebê arremessada

    Suspeitos de homicídio atropelam pedestre na Estrada da Ponta Negra