Fonte: OpenWeather

    Apreensão


    Adolescentes são apreendidos por crimes de estupro e latrocínio

    Alguns deles também estão envolvidos com o tráfico de drogas

     

    A investigação foi realizada pela equipe da Deaai
    A investigação foi realizada pela equipe da Deaai | Foto: Divulgação

    Manaus -Uma  operação policial deflagrada pela equipe da Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai) na quarta-feira (23) e nesta quinta-feira (24), resultou na apreensão de dez adolescentes, de idades entre 14 e 17 anos, em cumprimento a mandados de busca e apreensão em razão de sentença condenatória por atos infracionais análogos aos crimes de latrocínio, tráfico de drogas, roubo e estupro coletivo. A ação policial foi deflagrada em diversas zonas de Manaus. 

    As apreensões ocorreram nos bairros Petrópolis, Zumbi dos Palmares, Crespo, Parque das Nações, Cidade Nova, Tarumã, Centro e Nova Esperança. Todos os mandados foram expedidos pelo juiz Eliezer Fernandes, titular do Juizado da Infância e Juventude Infracional de Manaus. De acordo com a delegada Elizabeth de Paula, titular da Especializada, as investigações em torno dos casos acontecem há cerca de dois anos. 

    "

    Quatro dos adolescentes foram apreendidos por ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas, três apreendidos por roubos a motoristas de aplicativos, um envolvido em estupro coletivo, um envolvido em latrocínio, e outro por roubo majorado. O mais surpreendente, para mim, foi ver que um dos menores possui 14 anos de idade, sete deles tem 15 anos, e apenas dois possuem 16 e 17 "

    ,

     


    A autoridade policial informou que, entre os casos de maior destaque, está o estupro coletivo que ocorreu em 2018, que teve como vítima um menino de oito anos. O fato ocorreu no sítio da avó da criança, quando outros dois meninos de 11 e outro de 12 anos, abusaram sexualmente do próprio primo. 

      Quanto ao latrocínio, na ocasião, duas pessoas maiores de idade e um adolescente estavam utilizando substâncias entorpecentes com a vítima, uma jovem de 23 anos, e a atraíram para um igarapé, onde planejaram roubar o aparelho celular dela, e ali decidiram manter relações sexuais com a mesma, matando-a em seguida.  


    Em relação ao roubo de veículos, a delegada Elizabeth relatou que, na ocasião do fato, três adolescentes solicitaram uma corrida por meio de um aplicativo de transporte privado urbano, com destino a uma estrada afastada da cidade. Ao chegarem no local, eles subtraíram o veículo e abandonaram o motorista. 

    Procedimentos

    Cinco adolescentes serão encaminhados para a Unidade de Internação Provisória (UIP), localizada no bairro Alvorada, zona centro-oeste, e os demais serão levados para Centro Socioeducativo de Semiliberdade (CSE), no Conjunto Álvaro Neves, bairro Dom Pedro, na mesma zona da cidade, onde permanecerão à disposição da Justiça.


    *Com informações da assessoria

    Leia Mais

    Operação "Araceli" apreende sete adolescentes em Manaus

    Adolescente é apreendido por estuprar criança de 11 anos em Manaus

    Adolescente é apreendido por estuprar criança de 11 anos em Manaus