Fonte: OpenWeather

    Morte misteriosa


    Criança morre enquanto fazia limpeza nos dentes em posto da prefeitura

    Menino de 8 anos era autista e equipe médica alega que precisou de sedativo para acalmá-lo. Polícia investiga o caso

    Mãe conta que ele era autista, mas não estava agitado no procedimento | Foto: Arquivo Pessoal

    Uma criança autista de 8 anos morreu durante uma limpeza nos dentes, em Itaueira, no Piauí. O posto em que o procedimento foi realizado é de responsabilidade da prefeitura da cidade. Caso ocorreu na segunda (16) e polícia ainda investiga o caso misterioso.

      Segundo informações dos familiares, a equipe formada por uma dentista, um médico e um técnico de enfermagem aplicou uma anestesia na criança antes do procedimento. Neste momento, no entanto, ele começou a passar mal.  

    “Ele tem autismo, mas não estava agitado na hora do procedimento. Mesmo assim, teve a anestesia aplicada. Ele teve a primeira parada cardíaca por volta de 11h da manhã e depois não acordou mais. Ao longo do dia ele teve mais três paradas. A última aconteceu às 16h, que foi quando foi confirmada a morte”, contou Kaik Reis, primo da criança, ao G1.

    Em nota, a Secretaria de Saúde da cidade afirmou que a criança havia realizado exames preventivos e que o protocolo de atendimento adotado foi o mesmo utilizado pelo município em casos semelhantes.

    A instituição ainda disse que prestou toda a assistência médica necessária para a estabilização da criança para a transferência para o hospital. Além disso, por se tratar de um paciente autista, o procedimento era diferenciado, o que acarretava no uso de sedativo para acalmá-lo.

    A família registrou um boletim de ocorrência, mas o caso não é tratado como crime, segundo a delegada Roberta Leitão.

    Leia Mais

    Direitos de pessoas autistas recebe campanha em Manaus

    *Com informações do Metrópoles

    Comentários