Fonte: OpenWeather

    PC-AM


    Polícia apreende 80 kg de droga e apresenta dupla do tráfico em Manaus

    60 kg da substância foram apreendidos em uma embarcação vinda do município de Tefé. Já os outros 20 kg estavam com uma dupla no Centro da capital

    60 kg da droga estavam em uma embarcação | Foto: Márcio Melo

    Manaus – Em menos de 12 horas, aproximadamente 80 kg de maconha ‘skunk’ foram apreendidos em Manaus pelo Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil. Na manhã desta quarta-feira (11), 60kg da droga foram encontrados em uma embarcação vinda de Tefé e na noite de ontem (10) outros 20kg de maconha foram encontrados dentro de um carro, em posse da dupla Erick Lira Guida, de 22 anos, e Jozilene de Lira Souza, de 44 anos. 

    A dupla não quis se pronunciar sobre a droga,  que deveria ser revendida na cidade.
    A dupla não quis se pronunciar sobre a droga, que deveria ser revendida na cidade. | Foto: Divulgação

    No primeiro caso, a apreensão só foi possível após uma denúncia anônima, que informava sobre uma grande quantidade de drogas, trazida em uma embarcação que vinha de Tefé (distante 523 quilômetros da cidade) para Manaus. Na embarcação a droga foi encontrada dentro de caixas, despachadas como carga.

    Leia também: Quadrilha que fornecia drogas para bocas de fumo é presa em Manaus

    A tripulação e o comandante da embarcação não tinham conhecimento sobre as drogas. O diretor do Denarc, delegado Paulo Marvignier, explicou que os 60kg de maconha estavam bem escondidos em caixas lacradas com panelas e outros utensílios. Ainda não foi identificado quem remeteu e quem deveria receber as caixas na cidade. O comandante da embarcação e negou ter conhecimento sobre o conteúdo das caixas.

    No caso desta carga, não foram emitidos documentos que normalmente estão associados ao envio de mercadorias por meio de barcos para Manaus. Marvignier explica que a falta de regularidade dos donos de embarcação em não emitir documentação a respeito da carga colabora com a ação dos criminosos. “Nós lutamos para que haja uma fiscalização intensa de cargas e malas encaminhadas para Manaus em barcos, pois essa falta de fiscalização tem trazido cada vez mais drogas para Manaus”, disse o delegado.

    Foram 80 kg de drogas apreendidos em operações do Denarc.
    Foram 80 kg de drogas apreendidos em operações do Denarc. | Foto: Divulgação

    No segundo caso, foram necessários dez dias de investigação para chegar até a dupla que estava comprando a droga. Paulo Marvignier, informou que uma denúncia anônima foi feita ao departamento, afirmando que uma mulher, com características de Jozilene, iria receber um carregamento de drogas na Avenida Eduardo Ribeiro, no bairro Centro, Zona Centro Sul de Manaus. 

    Ao chegar no local, a equipe de policias militares identificou o veículo e iniciaram a perseguição dos suspeitos, que tentaram fugir do local. “Eles aceleraram o carro e quase atropelam pedestres e policiais da nossa equipe que estavam no local”, falou Marvignier, afirmando que ao fazer a revista no carro foram encontrados os tabletes de maconha. 

    Jozilene negou, na abordagem policial, a posse das drogas, disse que eram de um amigo e ela estava apenas guardando os entorpecentes. No entanto, em depoimento ela confessou “que sabia da droga e que estava transportando maconha”, informou o diretor do Denarc. O delegado afirmou que ela estaria comprando os pacotes para abastecer as bocas de fumo da capital. 

    Erick e Jozilene foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e também responderão por associação criminosa ao tráfico de drogas. A dupla será levada a Audiência de Custódia, no Fórum Henoch da Silva Reis, bairro São Francisco, na Zona Sul, após o termino nos procedimentos cabíveis. 

    Edição: Lívia Nadjanara

    Leia mais:

    Após denúncia anônima, traficante é preso no São José

    Transportadores de drogas de Tabatinga para outros Estados são presos

    Dono de hotel guardava droga em botija de gás e usava táxi em entregas