Fonte: OpenWeather

    Prisões


    Depca prende 84 por crimes contra crianças e adolescentes no Amazonas

    Delegada Joyce Carvalho ressalta a importância da participação da sociedade no combate aos crimes contra crianças e adolescentes

    Delegada Joyce Coelho, titular da da Depca | Foto: Polícia Civil

    Manaus - A Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), da Polícia Civil, prendeu 84 pessoas por crimes que tiveram como vítimas crianças ou adolescentes, no primeiro semestre deste ano. Do total de prisões, 61 foram em flagrante e 23 em cumprimento de mandados solicitados judicialmente e cumpridos durante operações policiais.

    Nesse período, a Depca realizou 25 operações. Entre as de mais destaque estão a “Luz na Infância IV” – operação nacional que apura crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na internet – e a “Araceli”, deflagrada pela Especializada contra o abuso e a exploração sexual infantojuvenil em Manaus.

    Entre os principais crimes investigados pela Depca, neste primeiro semestre, estão estupro, divulgação e pornografia infantil, importunação, maus tratos e abandono de crianças e adolescentes.

    Para a titular da Depca, delegada Joyce Coelho, o número de prisões e operações reflete, entre outros, o grau de confiança da população no trabalho realizado pelos órgãos do sistema de Segurança do Amazonas.

    “A gente vê que o aumento de prisões reflete diretamente a confiança da população. Tinha coisas que as pessoas minimizavam, principalmente de crimes sexuais, e não denunciavam porque achavam normais ou achavam que não ia dar em nada. Quando a pessoa vê que está havendo uma repressão nesse sentido, acaba estimulando novas denúncias, novas investigações e mais prisões”, disse a delegada da Especializada.

    Denúncias

    A delegada Joyce Carvalho ressaltou a importância da participação da sociedade para o combate aos crimes que têm como vítimas crianças e adolescentes e pede que a população denuncie situações suspeitas.

    O relato de casos pode ser feito diretamente à Depca, na rua 6, nº 1, conjunto Vista Bela, bairro Planalto, na zona centro-oeste; pelo e-mail [email protected]; e pelo telefone (92) 3656 8575.

    O cidadão também pode denunciar utilizando o Disque 100, do Governo Federal, e 181, número da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

    Leia mais: 

    Receba as principais notícias do Portal Em Tempo direto no Whatsapp. Clique aqui!

    Detento monitorado por tornozeleira eletrônica morre baleado em Manaus

    Mortes no Mauazinho têm relação com briga entre FDN e CV, diz polícia