Fonte: OpenWeather

    Prisão em flagrante


    Presa quadrilha que explodia cofres em postos de gasolina em Manaus

    O grupo foi preso no momento que se preparava para explodir mais um cofre, em um posto de gasolina na Constantino Nery

    Os criminosos foram presos em flagrante
    Os criminosos foram presos em flagrante | Foto: Divulgação

    Manaus - Uma quadrilha responsável por roubar cofres de postos de gasolina, utilizando explosivos, foi presa quando se preparava para mais um assalto, em um posto na avenida Constantino Nery, Zona Sul de Manaus.

    A ação dos cinco criminosos aconteceu por volta das 4h desta quinta-feira (30). Policiais interceptaram o grupo antes que explodissem os cofres. Os presos são:  Caio Fábio Artur, 25, Deivid Gilberto de Souza Costa, 22, Eduardo Jordan Branches, 28, Janderson Campos Souza, 26, Rainier da Silva Maia, 26, e Werison Souza de Oliveira, 33. 

    “Já estávamos monitorando a quadrilha. No momento que os infratores chegaram para fazer o roubo foram detidos. Encontramos artefatos explosivos com eles”, disse o Major Mesquita Feitoza, do grupo Marte.

    Segundo Feitoza, os artefatos, encontrados com os criminosos, eram caseiros. “Foi constatado que os artefatos, usados pela quadrilha nesses roubos, eram improvisados, ou seja, caseiros”, disse o Major. 

    A prisão aconteceu na madrugada desta quinta-feira (30)
    A prisão aconteceu na madrugada desta quinta-feira (30) | Foto: Yasmin Feitosa

    Modus operandi

    Segundo o delegado Aldeny Goes, titular da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd),  cada um tinha uma função dentro da quadrilha.

    “Dois deles narram que produziam o produto e se revezavam angariando pessoas. Então o Caio e o Janderson reuniam um grupo de pelo menos quatro pessoas, cada um com a função definida, um fazia a vigilância, outro dominava as pessoas, que estivessem trabalhando, outro quebrava o cofre e outro colocava o explosivo", disse Goes.

    Ainda segundo o delegado, a quadrilha alterou as placas de um carro e de uma motocicleta para não serem localizados.

    "Um dos dois veículos identificados um era alugado e estava com a placa alterada, isso é mais um crime que eles irão responder, o outro veículo havia sido adquirido por eles. Nossas equipes estão procurando outros veículos que chegaram a comprar com o dinheiro do crime para praticar os assaltos", explicou.

    Coletiva de imprensa
    Coletiva de imprensa | Foto: Yasmin Feitosa

    Procedimentos

    O grupo irá responder por roubo majorado, adulteração de sinal identificador de veículo e quadrilha armada. Já Werison também irá responderá por roubo majorado. 

    O grupo está detido na sede da Derfd, mas após os procedimentos será encaminhado para a Central de Recebimento e Triagem (CRT) onde devem ficar à disposição da justiça.

    A ação para prender o grupo foi realizada pela equipe da Derfd, Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (FERA), e o Agrupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (MARTE). 

    Leia mais:

     Quatro postos de combustíveis já sofreram ataques com explosivos no AM

    Criminosos explodem cofre de posto de combustíveis em Manaus

    Assaltantes explodem cofre de posto de gasolina em Manaus