Fonte: OpenWeather

    Eleições


    Marketing eleitoral: três erros que os candidatos cometem

    Gabriel Araújo dá dicas para candidatos conseguirem se expressar melhor e obterem a vitória nas eleições

    Em ano eleitoral vemos uma verdadeira corrida por votos, manter ou adquirir um mandato é o objetivo principal dos candidatos.
    Em ano eleitoral vemos uma verdadeira corrida por votos, manter ou adquirir um mandato é o objetivo principal dos candidatos. | Foto: Arquivo Em Tempo

    Manaus - Em ano eleitoral vemos uma verdadeira corrida por votos, manter ou adquirir um mandato é o objetivo principal dos candidatos. Nesse período notamos alguns erros graves cometidos pelos candidatos na ânsia de convencer o eleitor.

    A mensagem

    A boa comunicação com o eleitor é crucial para o sucesso de uma campanha. Para isso é necessário lembrar que o eleitor não quer discursos bonitos e vazios, ele busca candidatos que saibam falar a língua do povo e sobretudo com a verdade presente.

    A mensagem é o que o candidato tem de mais valioso para levar ao público em cada oportunidade que tiver, seja nas redes sociais, reuniões, propaganda eleitoral ou debates. 

    O exemplo

    Não importa ter o melhor discurso, com toda estrutura montada, se o comportamento do candidato não condiz com sua mensagem.

    Vou dar exemplo de três temas comuns e que geram apoio da massa

    Não dá para se dizer apoiador do casamento e da família se o candidato é solteiro e sem filhos, não da para lutar pela causa LGBTQI+ se o candidato é notadamente um homofóbico comportamental. Não dá para dizer que luta contra corrupção se já foi acusado, ou aparece sempre apoiando e sendo apoiado por figuras investigadas pela prática de atividades ilícitas.

    Em linhas gerais não se trata do que o candidato fala, mas do que ele faz.

    A proposta

    Ter e apresentar propostas coerentes inteligentes e principalmente possíveis de aplicar é a base do sucesso de um candidato em sua campanha. O eleitor que esta cada vez mais bem informado, e não quer um candidato “raso” sem o menor preparo ou entendimento das questões politicas e econômicas da região. 

    Gabriel Araújo, consultor em marketing estratégico, político e eleitoral.  Contato (92) 98202-1401

    Leia mais:

    TSE aperta o cerco para evitar fraudes envolvendo mulheres

    PT e PSOL firmam aliança para eleição municipal em Manaus

    Fusão de legendas volta à pauta de conversas mirando eleições de 2022