Saúde


Ricardo Nicolau destaca ações realizadas durante pico da pandemia

O candidato afirmou que seu trabalho chegou a outros estados brasileiros e contrariou as acusações de que teria sido ações "eleitoreiras"

Nicolau destacou seu trabalho em Manaus, no estado de Roraima e até na Colômbia
Nicolau destacou seu trabalho em Manaus, no estado de Roraima e até na Colômbia | Foto: Divulgação

Manaus - Durante período de campanha eleitoral o candidato a prefeito de Manaus Ricardo Nicolau (PSD), apresentou, no programa de rádio e televisão, suas ações realizadas durante o pico da pandemia do coronavírus, no primeiro semestre deste ano. 

Durante o espaço, Nicolau contou que se licenciou do cargo de deputado estadual, abriu mão de seu salário e foi para a linha de frente do combate.

A ação não se resumiu ao Hospital de Campanha Gilberto Novaes, em Manaus. 

De acordo com Nicolau, a Fundação Dr. Thomas, na capital amazonense, recebeu atenção especial e até a cidade de Boa Vista, em Roraima, montou um Hospital de Campanha com o apoio de Nicolau e a empresa da família, Samel.

Na capital roraimense, o candidato disse que atendeu pedido do Ministério da Saúde porque o hospital de campanha local teve sua inauguração adiada seis vezes por falta de equipamentos.

“Fizemos uma força-tarefa para montar uma ala de tratamento no Dr. Thomas e, ao mesmo tempo, realizamos exame e montamos três enfermarias no local em tempo recorde. Ao todo, 54 idosos residentes testaram positivo. Destes, 47 foram recuperados, como Arminda Santos, de 105 anos, possivelmente a pessoa mais idosa do Brasil a ser curada da doença”, recordou Ricardo Nicolau.

Nicolau citou o caso de Arminda Santos, de 105 anos, curada da Covid-19 na Fundação Dr. Thomas
Nicolau citou o caso de Arminda Santos, de 105 anos, curada da Covid-19 na Fundação Dr. Thomas | Foto: Divulgação

“Fomos para Boa Vista com a mesma missão que tivemos aqui em Manaus, a de salvar vidas. Nossos irmãos passavam por problemas parecidos com os que tivemos em abril. Mobilizamos pessoal e material para dar a ajuda necessária ao nosso estado vizinho de Roraima", completou.

O candidato afirmou ainda que, a cápsula Vanessa, seus protocolos, equipamentos e apoio técnico ainda foram disponibilizados, totalmente de graça, para mais de 50 municípios, diversas cidades do Brasil e até mesmo no exterior, na Bolívia e Colômbia.

“O trabalho rendeu frutos em muitos outros lugares e salvou muito mais vidas do que as centenas do Hospital de Campanha Gilberto Novaes, acabando com a tese levantada pelos adversários que a ação foi eleitoreira. A não ser que queiram dizer que vou ser candidato em outras cidades do Brasil e do mundo”, ironizou Ricardo Nicolau. 

Plano de Gestão

Na prefeitura, o Plano de Gestão prevê a construção de um hospital municipal em 180 dias, com 150 leitos e capacidade para realizar até 1500 cirurgias por mês. E ainda os Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais), equipados com ambulatórios de especialidades, exames de imagens e laboratoriais, tudo em um só lugar. 

“Os caciques de sempre podem nos atacar. Mas nossas atitudes, nos momentos mais difíceis, falam por si. Eles também dizem que é impossível construir um hospital em 180 dias. Já mostramos que é possível montar um em bem menos tempo. Impossível é para eles. Cuidar das pessoas é prioridade do nosso governo”, assegurou Ricardo Nicolau.

*Com informações da assessoria

Leia Mais:

Ricardo Nicolau apresenta planejamento para ciclistas e mobilidade

Nicolau planeja edital para ajudar associações voltadas para jovens

Nicolau propõe implantar antenas para levar internet à zona rural