Fonte: OpenWeather

    Eleições municipais


    Manaus registra recorde de abstenções com quase 300 mil

    Abstencionismo cresceu nos últimos anos, resultado do descontentamento do eleitorado

    Em um ano atípico, diversos fatores influenciaram para que este crescimento
    Em um ano atípico, diversos fatores influenciaram para que este crescimento | Foto: Divulgação

    Manaus - As eleições municipais deste ano foram marcadas por um recorde de abstenções. No segundo turno, com 100% das urnas apuradas, foram 22,43% de abstenções, equivalente a 298,712 eleitores, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O resultado foi quase cinco pontos percentuais maior que o do primeiro turno, quando o total foi de 242,747 mil (18,23%).

    Em entrevista à Rede Tiradentes, durante a apuração dos votos neste domingo (29), o empresário Durango Duarte, conhecido por analisar cenários das eleições gerais no Amazonas, afirmou que este é o maior número de abstenções em Manaus.

    “Abstenções já são quase 23%, nulos e brancos são praticamente 12%. Nós estamos falando de mais de um terço dos votos que não foram para nenhum dos candidatos. Já é o maior número da história de Manaus. Essa quantidade é elevadíssima”, afirmou.

    Fenômeno esperado

    O fenômeno do abstencionismo tem crescido nos últimos anos, desde as eleições municipais de 2012. Diversos fatores influenciaram para o aumento do número de abstenções, tanto no primeiro, quanto no segundo turno destas eleições. A facilidade em justificar o voto de forma on-line, a necessidade de prevenção contra o coronavírus e o eleitorado desgostoso quanto ao cenário político, são fatores que influenciaram para esse resultado.

    Ainda no primeiro turno destas eleições, o Diretor Geral do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Ruy Melo, já afirmou estar preocupado com o possível número alto de abstenções. "A nossa preocupação é com uma alta abstenção. As medidas de segurança foram seguidas, todas as cautelas estão sendo tomadas, agora queremos que o eleitor faça sua parte e traga a democracia para nosso estado", relatou.

    Leia Mais:

    Número de abstenções pode ser maior neste pleito

    Chuva neste domingo pode influenciar no índice de abstenção de votos

    Abstenção no AM deve ser próxima de 40%, de acordo com diretor do TRE