Fonte: OpenWeather

    Coronavírus


    Brasil fechará fronteiras terrestres com países da América do Sul

    A medida foi publicada na edição extra do Diário Oficial da União, a Venezuela já havia sido restringida anteriormente

    A medida suspende a entrada terrestre de estrangeiros no Brasil | Foto: Divulgação

    Manaus – A portaria assinada e publicada na edição extra do Diário Oficial da União (Dou), nesta quinta-feira (19), pela cúpula de ministros Sergio Moro, Braga Netto e Luiz Mandetta suspende por um prazo de 15 dias a entrada terrestre de estrangeiros no Brasil.

    A decisão tomada em conjunto pelos Ministérios da Justiça, Casa Civil e saúde visa conter a transmissão do Covid-19 no país. Os estrangeiros vindos da Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru e Suriname que desrespeitarem a regra, são sujeitos a deportação.

    Contudo, a decisão não afetará cidadãos brasileiros que precisam entrar no país. Os imigrantes com prévia autorização de residência definitiva, também, não sofrerão sanções, bem como os profissionais estrangeiros em missão a serviço de organismo internacional.  

    A Venezuela foi anteriormente restrita, já o Uruguai deve ter uma determinação específica, segundo o Governo Federal. Sobre a restrição de voos internacionais, o planalto ainda não se pronunciou a respeito.