Fonte: OpenWeather

    Pandemia


    Com alastramento de nova cepa, Queiroga menciona testagem em massa

    Estudos indicam que a variante Delta do novo coronavírus é a mais contagiosa entre todas as cepas já sequenciadas até o momento

     

     

    O ministro da Saúde revelou sua preocupação com a variante Delta
    O ministro da Saúde revelou sua preocupação com a variante Delta | Foto: Reprodução

    Brasília - Nesta quarta-feira (21), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, falou novamente a respeito de testagem em massa, mas ainda sem anunciar datas para implementação dessa medida. Na ocasião, o cardiologista adiantou que a pasta contará com a parceria da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

    Queiroga afirmou também que o Ministério da Saúde adotará duas estratégias para combater as variantes, em especial a Delta, que coloca o mundo em alerta.

    "

    Nós precisamos conhecer bem qual é o perfil desses indivíduos: qual é o percentual de pacientes já vacinados com duas doses da vacina; onde eles estão localizados; e o isolamento dessas pessoas, para evitar que haja uma transmissão comunitária da variante Delta "

    , ressaltou Queiroga

     

    A variante

    De acordo com estudos recentes, a Delta é a mais contagiosa entre todas as cepas já sequenciadas. Segundo pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS), essa mutação tem transmissibilidade 97% maior do que a cepa original do coronavírus, oriunda da China.

    Presente em mais de 96 países, é predominante em alguns deles, e preocupa a OMS. A estimativa da entidade é que, em alguns meses, a variante prevaleça em todo o mundo.

      Até o momento, alguns casos da Covid-19 causada pela nova cepa já foram identificados em estados como Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Goiás. No país, foram registrados dois óbitos de pessoas com a cepa: uma gestante de 42 anos no Paraná e um tripulante de 54 anos de um navio chinês atracado no Maranhão.  

    *Com informações da assessoria

    Leia mais:

    Projeto prevê assentos preferenciais para Casas Lotéricas no AM

    Após polêmica, políticos do AM justificam voto por aumento do 'fundão'

    Comissão aprova projeto que prevê saque do FGTS a partir dos 65 anos