Fonte: OpenWeather

    Política


    Defesa da mulher em pauta na CMM e Aleam

    Jacqueline vai realizar audiências públicas para avaliar a situação na rede municipal – foto: divulgação
     
    Ações relacionadas à defesa da mulher manauense serão discutidas em reunião, nesta segunda-feira (4) pelas Comissões dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Manaus (CMM) e Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).
     
    Na ocasião, será tratada a possibilidade das duas comissões atuarem pela causa, em conjunto, no território manauense.  
     
    Participarão da reunião a presidente da Comissão Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher da CMM, a vereadora Professora Jacqueline (PPS), e a presidente da Comissão da Mulher e das Famílias da Aleam, deputada Conceição Sampaio (PP).
     
    De acordo com a vereadora Jaqueline, o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que as mulheres são maioria na capital, por isso precisam ser elaboradas ações entre as duas comissões que atendam este público.
     
    Conforme a parlamentar, são 879.742 homens e 922.272 mulheres, totalizando uma população estimada em 1.802.014 pessoas.
     
    “É uma comissão muito importante dentro do Poder Legislativo, pois vem contribuindo para melhorias de políticas públicas para as mulheres da nossa cidade”, disse a vereadora Professora Jaqueline, ao informar que irá buscar as entidades e organizações que fazem parte da rede de proteção à mulher para que as problemáticas sejam discutidas.
     
    Jacqueline afirma ainda que pretende realizar audiências públicas para avaliar a situação do atendimento médico às mulheres na rede municipal, o acesso delas aos programas de geração de renda e aos órgãos  de proteção.
     
    “Este ano, a Lei Maria da Penha irá completar sete anos de implantação, tenho certeza que tivemos muitos avanços no combate à violência, mas ainda temos muitos desafios para vencer”, ressaltou a parlamentar.
     
    A vereadora ressalta ainda que, de acordo com dados da Delegacia Especializada de Crimes contra a Mulher, localizada na Zona Centro-Sul de Manaus, por dia, são registradas, aproximadamente, 40 ocorrências de violência contra as manauenses.