Fonte: OpenWeather

    Notas da Contexto


    Quantas pessoas ainda precisam morrer?

    Vivemos novamente outra tragédia que levou os sonhos e as vidas dos garotos do Flamengo

    De quem é a culpa pela tragédia? As instalações do clube, a negligência, a falta de fiscalização? Não se pode acusar, ao menos por enquanto, ninguém
    De quem é a culpa pela tragédia? As instalações do clube, a negligência, a falta de fiscalização? Não se pode acusar, ao menos por enquanto, ninguém | Foto: Malika

    O Brasil é o país que repete sempre a mesma promessa: vamos aprender com os nossos erros. Mas o tempo passa, as tragédias ocorrem e nós continuamos tropeçando nos mesmo erros. Quantas pessoas ainda precisam morrer para que haja uma mudança de paradigma?

    No fatídico dia 27 de janeiro de 2013, sofremos com o pavoroso incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), que matou 242 pessoas e deixou outras 636 feridas.

    No triste episódio, ouvimos a mesma ladainha: “Vamos fiscalizar outras casas de festa com mais rigor, para que outros sinistros não aconteçam. E, mais uma vez, ninguém foi responsabilizado criminalmente.

    Agora vivemos outra tragédia que levou os sonhos e as vidas dos garotos do Flamengo. De quem é a culpa pela tragédia? As instalações do clube, a negligência, a falta de fiscalização? Não se pode acusar, ao menos por enquanto, ninguém. Mas se espera que as investigações sejam realizadas para que “ não voltemos a repetir os mesmos erros”.

    Aprendemos com Mariana?

    Em 5 de novembro de 2015, perto das 16h, a barragem do Fundão, da mineradora Samarco, se rompeu e atingiu mais de 40 cidades de Minas Gerais.

    Brumadinho repete Mariana

    Aprendemos com os erros de Mariana?

    Claro que não! O que aconteceu lá se repete, com o mesmo enredo, atores e cenários semelhantes à tragédia de Brumadinho, que deixou pelo menos 142 mortos e devastou a região.

    Evitáveis e Preveníveis

    Na sexta-feira (8), ao prestar solidariedade às vítimas do incêndio que atingiu o alojamento da categoria de base do Flamengo, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, disse que o Brasil passa por uma “sucessão de fatos e desastres evitáveis” e “preveníveis”.

    Desempregado...

    David Almeida brinca que está desempregado.

    Mas não é bem assim. O ex-deputado está montando um escritório de advocacia e comunicação na sua casa, no Morro da Liberdade. Também já fala em montar um escritório no bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste de Manaus, para atender aliados.

    ...pero no mucho!

    Candidato virtual à prefeitura de Manaus, David vai se posicionar estrategicamente no bairro mais populoso de Manaus, próximo a Zona Norte, que é a região de maior colégio eleitoral da capital amazonense.

    Eu não sou xiita, não!

    O deputado Wilker Barreto (PHS) escreveu ao CONTEXTO para dizer que não é xiita.

    A coluna o criticou por jogar a crise da saúde no colo do governador Wilson Lima (P ), que está há menos de dois meses no cargo.

    Mata a cobra...

    O parlamentar esclarece que, durante o seu pronunciamento, na manhã da última quinta-feira (7), o humanista utilizou a seguinte frase:

    — Eu não posso dizer que o governador Wilson Lima é o responsável pelo caos, mas posso afirmar que ele e o vice-governador agravaram a situação.

    Com relação aos assuntos da saúde, que cada vez mais se agravam, o parlamentar reitera que será leal ao povo amazonense.

    Mas sempre estará embasado de críticas que ajudem o governador a fazer uma boa administração.

    ...e mostra o pau!

    Wilker bate o pé e diz que não está equivocado ao criticar o novo governador.

    — No dia 7 de janeiro foram cancelados 135 pregões eletrônicos; desses, 70 eram da área da saúde dos quais cinco eram referentes a fios de sutura.

    Não estou aqui pra agradar

    Segundo ele, no dia 29 do mesmo mês, o governo realizou a invalidação e tornou sem efeito os pregões.

    — Não tenho que ser agradável ao governador; mas, leal ao povo que me elegeu.

    Água viva

    O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB), anunciou em suas redes sociais que cinco novos reservatórios de água vão entrar em funcionamento ainda este ano

    — O que aumentará em 20 milhões de litros a capacidade de reserva de água em Manaus –, garantiu o tucano.

    Marcando de perto

    As obras vão beneficiar diretamente mais de 450 mil pessoas em toda a cidade.

    — Estive lá para acompanhar os trabalhos e pude conferir que a estrutura já está quase pronta para entrar em ação –, disse o prefeito.

    Águas de março

    As primeiras unidades vão ser entregues ainda em março, a exemplo do reservatório construído na rua Dom Pedro I, Compensa, Zona Oeste, que terá capacidade para armazenar 5 milhões de litros.

    Vem mais

    Os outros reservatórios previstos para serem entregues no próximo mês ficam no Jorge Teixeira, Zona Leste; e Cidade Nova, na Zona Norte.

    Rotta deu a largada

    Um dos favoritos à prefeitura de Manaus em 2020, o vice-prefeito Marcos Rotta continua indo às ruas em contato com o povo, para ver de perto os problemas que afligem a população.

    — Para construirmos a Manaus que queremos, temos de ir para a rua, superar obstáculos e trabalhar.

    David faz 50!

    Outro nome favorito à prefeitura de Manaus em 2020, o ex-deputado estadual David Almeida (PSD) comemorou a passagem dos seus 50 anos, nas suas redes sociais, com um “Happy Deus Especial”.

    — Na sexta (08) é o meu aniversário e quero comemorar com as pessoas que sempre estiveram na caminhada comigo. Vocês, meus amigos! –, disse David.

    Você gosta das Notas da Contexto? Então leia mais:

    Conheça o bloco dos parlamentares independentes da Aleam

    'Governador Wilson Lima terá que matar o dragão'

    Programa de privatização será apresentado ainda neste semestre