Fonte: OpenWeather

    Reforma administrativa


    Vídeo: texto da reforma administrativa chega à Aleam esta semana

    O formato redigido em regime de lei delegada é alvo de críticas por parte da oposição.

    Assista a reportagem | Autor: Alex Costa/ TV Em Tempo

    A reforma gerou críticas da oposição
    A reforma gerou críticas da oposição | Foto: Reprodução TV Em Tempo

    Manaus- O texto da reforma administrativa do estado do Amazonas deve ser redigido em regime de lei delegada. A mensagem governamental deve chegar à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam-AM) ainda esta semana. Os parlamentares de oposição ao governo Wilson Lima criticam o formato do texto.

    Críticas e oposição

    Uma emenda à constituição do Amazonas redigida no ano de  2007 exclui a elaboração de leis delegadas por meio do Legislativo. No artigo 31, o inciso quarto está suprimido por força de lei. A contradição causou confusão sobre a legitimidade ou não delegação da reforma administrativa.

    A aprovação da lei delegada causou burburinhos no cenário político do amazonas. No dia da votação, o deputado de oposição Wilker Barreto (PHS) não estava em Manaus por motivos familiares. Ele criticou o posicionamento do Legislativo.

    O motivo da reforma

    Lideranças do governo na casa, em sua maioria, acreditam em um projeto sólido, que trará economicidade à máquina pública em longo prazo.

    O objetivo da reforma é a fusão de algumas secretarias de estado para a otimização dos serviços e rotinas administrativas da mesma natureza, resultando na diminuição de gastos desnecessários.

    O governo tem um mês para encaminhar a proposta ao legislativo, seguindo a tramitação da lei delegada, aprovada pela maioria da casa.

    Assista à reportagem da TV Em Tempo:

    Assista a reportagem | Autor: Alex Costa/ TV Em Tempo
     

    Texto Web: Bruna Oliveira