Fonte: OpenWeather

    Interior


    Deputada pede restrição de viagens intermunicipais é aceito pelo GOV

    A proposta é para evitar maior circulação de pessoas que estiveram fora do estado

    A proposta é para evitar maior circulação de pessoas pelo estado | Foto: Divulgação

    Manaus - A proposta para a restrição do transporte intermunicipal de embarcações e ônibus com pessoas que estiveram em outros estados ou países que, tenha a presença da transmissão comunitária comprovada do novo Coronavírus, foi aceito pelo Governo do Amazonas na tarde de ontem (19). A proposta é de autoria da deputada estadual, dra Mayara Pinheiro (PP).

    Segundo a proposta da parlamentar, também, presidente da Comissão de Saúde e Previdência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a sugestão realizada durante reuniões do Comitê de Contingência do Amazonas para o enfrentamento do Covid-19, é para bloquear circulação de pessoas, evitando maior proliferação da doença.

    "Precisamos de medidas efetivas que evitem maiores contágios e desenvolvimento do vírus. Como não existe ainda um tratamento específico ao Coronavírus, o isolamento social no momento é a melhor saída", explicou a deputada.

    Outras propostas foram montar UTI's totalmente equipadas nos municípios polos e que atendem média complexidade, distribuir álcool em gel para a população acima de 60 anos aqui no Amazonas e garantir a vacinação da população idosa, de forma descentralizada, evitando aglomerações como nos Centros de Convivência e farmácias. 

    Ainda de acordo com a deputada, as sugestões vem para contribuir no combate, afim de proteger a sociedade, pois muitos serviços estão temporariamente suspenso.

    "Coloquei nestes encontros a importância da participação dos presidentes de cooperativas médicas nas discussões, pois são profissionais diretamente ligados a está situação. Também propus ao Governo que ao lado dos governadores do Norte do País, solicite junto ao Governo Federal o fechamento das fronteiras", reforçou.

    Propostas

    Outras propostas foram montar UTI's totalmente equipadas nos municípios polos e que atendem média complexidade, distribuir álcool em gel para a população acima de 60 anos aqui no Amazonas e garantir a vacinação da população idosa, de forma descentralizada, para evitar aglomerações como nos Centros de Convivência e farmácias.

    Além disso, a deputada Mayara, também, sugeriu a limitação de aquisição de produtos relacionados à higiene pessoal em razão do Covid-19. 

    "Como presidente da comissão, parlamentar e médica, vou seguir trabalhando para buscarmos forma de proteger os amazonenses, neste período de pandemia mundial", concluiu a parlamentar.


    *Com informações da assessoria.