Meio ambiente


Mourão diz que governo federal quer fortalecer questões ambientais

Segundo o vice-presidente, o objetivo das ações é a proteção da floresta

Mourão preside o conselho, órgão interministerial responsável por coordenar e acompanhar a implementação das políticas públicas
Mourão preside o conselho, órgão interministerial responsável por coordenar e acompanhar a implementação das políticas públicas | Foto: Divulgação/ Agencia brasil

Amazônia- O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, disse hoje (15) que o governo estuda fortalecer os órgãos federais de controle ambiental. Tendo como objetivo liberar os militares das Forças Armadas de ações contínuas de combate ao desmatamento, incêndios e outros crimes contra o meio ambiente.

Mourão preside o conselho, órgão interministerial responsável por coordenar e acompanhar a implementação das políticas públicas relacionadas aos nove estados que integram a chamada Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, parte do Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).

Ao fim da reunião do conselho, Mourão participou, com vários ministros, de uma entrevista coletiva. Ele lembrou que, na última sexta-feira (10), o governo prorrogou até 6 de novembro deste ano a autorização para o emprego de militares das Forças Armadas para garantir a lei e a ordem na faixa de fronteira, nas terras indígenas, nas unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas federais da Amazônia Legal.

Foi a segunda vez que o Palácio do Planalto estendeu o prazo da operação batizada Verde Brasil 2, instituída em maio deste ano, por meio do Decreto nº 10.341. Ao falar sobre o assunto, Mourão falou sobre a necessidade de “recuperação da força de trabalho dos órgãos ambientais” federais.

Questionado sobre as restrições orçamentárias que dificultariam a realização de novos concursos públicos, Mourão comentou que alternativas já estão sendo discutidas com a equipe econômica com o Paulo Guedes – bem como a proposta de separar, no Orçamento, os recursos destinados à preservação da Amazônia dos usados para proteger o meio ambiente em outros biomas.

Leia mais:

Mourão diz que quer mais agentes para fiscalizar meio ambiente

Produtores compram 1,3 mil toneladas de milho mais barato no AM

Amazonas tem redução de 12% em alertas de desmatamento em junho