Fonte: OpenWeather

    Registro de Candidatura


    De 11 candidatos em Manaus, oito já oficializaram candidaturas no TRE

    Após terem nomes confirmados nas convenções, agora os candidatos trabalham na elaboração do plano de Governo para registrar suas candidaturas

    Candidatos têm prazo até o dia 26 de setembro para registrarem suas candidaturas e continuarem na disputa eleitoral
    Candidatos têm prazo até o dia 26 de setembro para registrarem suas candidaturas e continuarem na disputa eleitoral | Foto: Divulgação

    Manaus – Após 11 nomes serem confirmados como candidatos à Prefeitura de Manaus nas convenções partidárias, apenas oito prefeituráveis solicitaram o registro das candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TRE) na abertura do prazo na segunda-feira (21). De acordo com a legislação, os candidatos tem prazo até o dia 26 de setembro para registrarem suas candidaturas e continuarem na disputa eleitoral.

    O registro de candidaturas é a ação obrigatória para partidos e coligações solicitarem o devido registro à Justiça Eleitoral para concorrer aos cargos eletivos.

    A partir do registro é que os candidatos apresentam seus planos de governo e estariam aptos para iniciar a campanha eleitoral e conquistar sua posição nas eleições. O registro da candidatura acontece logo após as convenções partidárias e apesar dos partidos serem autorizados a registar vários nomes, cada candidato está autorizado a concorrer apenas a um cargo no pleito.

    Em Manaus, dos 22 nomes que se lançaram ao longo do ano, 11 candidatos foram confirmados pelas siglas amazonenses e até o momento oito já registraram o pedido de candidaturas no TRE logo no primeiro dia do prazo, são eles: Alberto Neto (Republicanos), Chico Preto (DC), Gilberto Vasconcelos (PSTU), Ricardo Nicolau (PSD), Romero Reis (Novo), Marcelo Amil (PCdoB), José Ricardo (PT) e Coronel Menezes (Patriota).

    No decorrer da semana, devem realizar a confirmação do registro, as chapas encabeçadas por: David Almeida (Avante), Alfredo Nascimento (PL) e Amazonino Mendes (Podemos).

    Propostas

    Apesar de oito candidatos realizarem o pedido, apenas seis candidaturas foram homologadas no TRE e apresentaram seus planos de governo.

    Ricardo Nicolau

    Com a coligação “PARA VOLTAR A ACREDITAR”, o candidato Ricardo Nicolau foi um dos dois nomes que apresentaram propostas direcionadas para os igarapés de Manaus.

    Em seu plano de governo, Nicolau apresentou a proposta de construir uma sólida política municipal de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, bem como tornar Manaus uma cidade modelo de recuperação igarapés, áreas verdes e arborização urbana. “Educar e conscientizar a população da importância de preservar o meio ambiente e cuidar da cidade, considerando o papel do cidadão no legado a ser deixado”, disse o deputado em seu plano de governo.

    No campo educacional, Ricardo Nicolau sugeriu rever o Plano Municipal de Educação, além dos cargos e carreiras e remuneração dos profissionais do ensino. O candidato também comentou em construir creches e reavaliar o plano pedagógico e afirmou no documento que busca traduzir o anseio de uma gestão comprometida com as necessidades e desejos da população manauara.

    Romero Reis

    Romero Reis também apresentou propostas voltadas aos igarapés e propôs soluções para que Manaus se torne uma cidade “Chics”, emplacando conforme o empresário um ambiente de uma cidade digital, mais humana, criativa e sustentável.

    Os demais candidatos que tiveram o registro e propostas homologadas pelo TRE, apresentaram propostas voltadas para solução de problemas nos setores da educação, infraestrutura, saúde, emprego e renda e turismo.

    Marcelo Amil

    Já o candidato Marcelo Amil (PCdoB) afirmou que oficializou sua candidatura e que por meio das propostas busca priorizar o aspecto humano. Investindo em uma cidade que ofereça oportunidades a todos e busque soluções pelos olhos de quem vive o problema no dia a dia.

    “O que faremos nessa nova fase é deixar nossos objetivos cada vez mais claros porque podemos melhorar essa cidade e a vida das pessoas. É necessário pensar com inteligência e resolver os problemas”, destacou.

    Ainda sem registo

    Dentro os nomes que ainda não solicitaram seus registros, está o ex-governador David Almeida que afirmou que sua candidatura deve ser registrada até quarta-feira (23) no TRE, junto ao envio do plano de governo já finalizado. Segundo o candidato, as propostas estão voltadas para mudança integral dos problemas de Manaus.

    “Nós teremos as propostas mais abrangentes e factíveis para a capital. Trabalhos em propostas técnicas, diferenciadas e acima de tudo com planejamento. Queremos levar para o poder público, as ações de governança da iniciativa privada com gestão, eficiência, metas e resultados. Planos para transformar Manaus”, disse.

    Alfredo Nascimento

    Já o candidato Alfredo Nascimento (PL) afirmou que irá oficializar a candidatura por meio do registro dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral, mas destacou que ainda trabalha na elaboração no plano de governo. “Pretendemos entregar ainda esta semana, pois a campanha começa dia 27 de setembro. Nesse momento, estamos trabalhando na elaboração das propostas do plano de governo”, contou.

    Leia Mais: 

    Com eleitor exigente, candidatos podem ser eleitos pela experiência

    Marcelo Amil e Dora Brasil registram candidaturas no TRE-AM