Fonte: OpenWeather

    Frente Parlamentar Indígena


    Guia prático sobre lei de enfrentamento à pandemia é lançado

    A proposta do guia é possibilitar uma forma mais simples de leitura e entendimento das ações previstas na Lei que se refere ao Plano Emergencial de Enfrentamento à Pandemia

    Lançamento do Guia foi promovido pela Frente Parlamentar Indígena
    Lançamento do Guia foi promovido pela Frente Parlamentar Indígena | Foto: Divulgação

    Manaus - Um material informativo sobre a Lei 14.021/2020, intitulado “Guia Prático – Monitoramento da Implementação”, que se refere ao Plano Emergencial de Enfrentamento à Pandemia destinado aos povos indígenas, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais, foi lançado pela Frente Parlamentar Indígena. No entanto, a Lei, até o momento não foi implementada pelo governo e nenhuma ação efetivamente foi realizada em favor dos povos indígenas e demais populações incluídas na Lei.

    O “Guia Prático – Monitoramento da Implementação” é um material pensado para levar informação aos povos indígenas, quilombolas e povos e comunidades tradicionais, além de pressionar o governo para implementação da Lei.

    Organizado pela Frente Parlamentar Indígena, o guia foi construído coletivamente com o apoio de outras frentes parlamentares, como a Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais, Ambientalista, do Fórum da Amazônia, de organizações indígenas e outras entidades da sociedade civil. 

    O conteúdo presente no Guia tem a intenção de possibilitar uma forma mais simples de leitura e entendimento das ações previstas na Lei, que propõe meios para o atendimento emergencial dos povos originários e tradicionais do País.

    Em dez capítulos, são abordados temas como processo e contexto de elaboração da Lei, público beneficiário, plano emergencial para os povos indígenas, plano emergencial para os quilombolas, pescadores artesanais e povos e comunidades tradicionais, garantia e segurança no acesso aos programas sociais, participação e controle social dos povos indígenas e outros temas. 

    O lançamento virtual do Guia Prático ocorre na próxima quinta-feira (26) com a participação dos membros das Frentes Indígena, Quilombola, Povos e Comunidades Tradicionais, organizações indígenas, sociedade civil, artistas e demais convidados. O evento será transmitido pelas redes sociais da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), da Mídia Índia, da Mídia Ninja, da deputada Joenia Wapichana e dos demais parlamentares membros da Frente.

    Após o lançamento, o material estará disponível no site da Frente Parlamentar Indígena para organizações da sociedade civil, movimentos sociais, parlamentares, jornalistas, organizações indígenas e populações tradicionais, segmentos que também podem monitorar e exigir o cumprimento da lei por parte dos agentes e órgãos públicos.

    *Com informações da assessoria

    Leia Mais:

    Brasil registra crescimento de 33% de prefeitos indígenas eleitos

    MPF orienta indígenas após ameaças de candidatos em São Gabriel

    Palafitas: desigualdade urbana e expressão da identidade nortista