Fonte: OpenWeather

    Investimentos na Saúde


    Deputada solicita repasse integral do FTI para municípios do interior

    Nos dois anos em que os recursos do Fundo foram repassados, 2019 e 2020, os municípios receberam mais de R$ 163,9 milhões para investimentos na saúde

     

    A destinação dos recursos do FTI a municípios do interior é um dos objetivos do mandato da deputada Mayara
    A destinação dos recursos do FTI a municípios do interior é um dos objetivos do mandato da deputada Mayara | Foto: Divulgação

    Manaus - Em sessão extraordinária da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira (26), a deputada estadual Mayara Pinheiro (PP) voltou a defender o repasse integral do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas(FTI) para as prefeituras do interior.

    Segundo a parlamentar, Manaus possui uma estrutura considerável na área da saúde e por isso solicitou, por meio de requerimento, que os recursos do FTI sejam totalmente destinados para os sistemas de saúde dos municípios do interior com o objetivo de aprimorar o atendimento de média e alta complexidade. Além disso, também reduzir a dependência da estrutura da saúde da capital, já que é comum que pacientes do interior se desloquem a Manaus em busca de atendimento.

    “Eu defendo a ideia de que seja destinado o FTI, fundo a fundo, para que os prefeitos tenham a oportunidade de investir de maneira direta na sua alta complexidade, nas estruturas que são tão necessárias de UTI e nos municípios-pólo. Claro que a manutenção dessa estrutura tem que ser dada pelo Estado, mas a estrutura inicial pode ser feita pelo município à medida que a gente dê esse apoio. Chegou a hora dos prefeitos tomarem essa iniciativa e só essa Casa pode dar autonomia, os municípios não precisam ficar a mercê do Estado”, destacou. 

    Desde o início do seu mandato, em 2019, Dra. Mayara travou como objetivo destinar os recursos do FTI para o interior do estado, o que possibilitou a renovação da infraestrutura hospitalar e salvou muitas vidas em 2020 durante a pandemia do coronavírus. Os valores foram usados para compra de insumos, EPIs (Equipamentos de proteção individual) e reforço no atendimento em diversos municípios.

    *Com informações da assessoria

    Leia Mais:

    Deputada propõe criação de consórcio público para AM comprar vacinas

    Deputada defende repasse integral do FTI aos municípios do interior

    Mayara cobra plano de vacinação para profissionais da saúde no AM